12 de jan. de 2010

Em comissão

Projeto de Lobbe Neto determina que para obter a carteira, motorista precisará ter concluído Ensino Médio

A conclusão do Ensino Médio será pré-requisito para a obtenção da carteira de habilitação. Esta é a proposta do projeto de lei que tramita na Câmara, de autoria do deputado Lobbe Neto (SP).

A proposta altera o Código de Trânsito Brasileiro que hoje exige que o candidato saiba apenas ler e escrever. Se aprovada, a lei não terá efeito retroativo, sendo válida apenas para as novas carteiras de habilitação.

A mudança, na opinião de Lobbe Neto, vai formar motoristas mais conscientes e estimular os jovens brasileiros a concluir o nível médio. "A exigência da conclusão de nível médio possibilitará também um nível maior de amadurecimento dos motoristas, pois a escola possui o dever social de formar cidadãos. O trânsito no País tem se apresentado cada dia mais violento", completou.

Com a medida, o tucano espera contribuir também com a redução no número de evasão escolar. "Nessa etapa, o ensino possui crescentes índices de abandono. A medida é estimulante para a formação escolar de nossos jovens e adultos", afirma o deputado.

O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. (Reportagem: Alessandra Galvão, com informação de agências de notícias/ Foto: Du Lacerda)

Nenhum comentário: