1 de fev. de 2010

Audiência

CPI dos Desaparecimentos conhece experiência do Portal Kids

Em sua primeira audiência de 2010, a CPI das Crianças Desaparecidas ouve nesta terça-feira (2) a jornalista Wal Ferrão, presidente da ONG carioca “Portal Kids”, que atua na proteção de crianças, jovens e familiares há mais de 10 anos. A expectativa da relatora da CPI, deputada Andreia Zito (RJ), é que a experiência da jornalista sirva de alerta e aponte caminhos para o trabalho da comissão, prorrogada até 27 de março.

Diligência em Luziânia - “A partir desse depoimento, espero que os integrantes da comissão fiquem alertas e que possamos atuar de forma efetiva para combater o problema”, afirmou a tucana.

O Portal Kids (www.portalkids.org.br) iniciou suas atividades em 1999 com investigações sobre sites de pornografia infantil. Hoje, desenvolve ações de apoio a famílias em busca por crianças desaparecidas e capacita mulheres vítimas de violência. A audiência será realizada a partir das 14h30 no plenário 5.


Andreia voltou a pedir a colaboração dos parlamentares, das entidades da sociedade civil e do governo com o trabalho da CPI. “Percebemos um descaso com a comissão mesmo diante da gravidade do desaparecimento de crianças. Resolver esse problema depende da colaboração de vários setores da sociedade”, destacou.

Após o debate, os deputados votarão a debater requerimentos. Um deles, de autoria da tucana, requer uma diligência da CPI para acompanhar a investigação do desaparecimento de jovens em Luziânia (GO), cidade localizada a 70 quilômetros de Brasília. Seis adolescentes entre 13 e 19 anos desapareceram no último mês e a polícia não tem pistas.

A deputada afirmou que o acompanhamento das investigações pode ajudar na elaboração do relatório final da CPI. “O desaparecimento misterioso desses jovens deve ser abordado pela comissão. Há relatos de que o medo de dar informações tomou conta da população local. O fato é mais um exemplo de algo que acontece todos os dias: o desaparecimento e a dificuldade de localização desses jovens”, alertou Andreia. (Reportagem: Alessandra Galvão com assessoria da deputada/ Foto: Ag. Câmara)

Nenhum comentário: