2 de fev. de 2010

Recomeço

Rafael Guerra destaca prioridades da Câmara e promete economia de gastos

O 1º secretário da Mesa Diretora da Câmara, deputado Rafael Guerra (MG), destacou nesta terça-feira (2) sua expectativa para as atividades em 2010 no Congresso Nacional, que reabriu seus trabalhos em cerimônia pela manhã. Em virtude do ano eleitoral, o tucano destacou a necessidade de o Legislativo priorizar e votar com urgência matérias de impacto social. À frente da 1ª Secretaria, Guerra prometeu prosseguir na mesma diretriz adotada em 2009: a busca da transparência e da economia de gastos.

Propostas sociais - Durante a sessão solene (foto), que contou com a presença de autoridades do Executivo e do Judiciário, o deputado leu mensagem presidencial com as prioridades do governo. Segundo o tucano, cabe ao Legislativo atuar com rapidez e não deixar para 2011 matérias importantes que não estejam necessariamente na agenda do Planalto.

Além de concluir a apreciação das propostas relacionadas ao pré-sal, Guerra citou como exemplos matérias relacionadas à saúde e à educação. Um dos projetos pendentes na Câmara trata da regulamentação da Emenda 29, que estabelece parâmetros para o financiamento do SUS por União, estados e municípios.

O tucano lembrou que estão prontas para a votação propostas que contemplam demandas sociais de diversos setores. O tucano citou como exemplo a PEC 300, que equipara os salários de policiais e bombeiros militares de todos estados aos salários dos militares do DF. “Hoje mesmo ocorreu uma grande manifestação no Congresso a favor dessa proposta. Além dela, existem outras como a PEC dos Cartórios, que interessa aos concursados de todo país. São assuntos importantes e que precisam ser abordados nas reuniões de líderes e nos acordos fechados por eles”, cobrou.

Na Mesa Diretora, Rafael Guerra atuará para que a próxima legislatura comece com "a Casa em ordem". “Como em 2009, queremos controlar gastos e manter a transparência que obtivemos. Pretendemos inclusive analisar o Orçamento e, se possível, contribuirmos com a área social por meio do envio de recursos da Câmara”, explicou. Graças às ações adotadas no ano passado, a Câmara economizou R$ 280 milhões. (Reportagem: Djan Moreno/ Foto: Ag. Câmara)

Nenhum comentário: