5 de fev. de 2010

Uso eleitoreiro

Chucre questiona ministro sobre gastos da Caixa com publicidade

O deputado Fernando Chucre (SP) quer explicações oficiais do ministro da Fazenda, Guido Mantega, sobre os gastos em publicidade da Caixa Econômica Federal. Em janeiro, o banco colocou no ar peça publicitária que comemora os 150 anos da instituição. No entanto, esse aniversário somente será completado em 2011. Para o tucano, nada justifica a antecipação da comemoração. Ainda segundo Chucre, a decisão do Planalto sugere que a publicidade do governo petista tem forte viés eleitoreiro.

Disparate - “O Planalto usa as empresas estatais com fins puramente eleitoreiros. É um disparate o gasto em publicidade feito pela Caixa Econômica, Petrobras e outras. Quero saber quanto, onde e como está sendo gasto o dinheiro público para verificar se está ocorrendo desvio de finalidade no uso desses recursos”, ressaltou Chucre, que apresentou requerimento de informação a ser encaminhado ao governo. O Ministério da Fazenda terá 30 dias para responder os questionamentos.

No documento, o tucano pede a relação dos gastos em publicidade do banco de 2003 em diante, inclusive informações sobre os objetivos da antecipação da campanha, os dados dos contratos com as agências de propaganda e os repasses de dinheiro público para as emissoras de TV.

“O conteúdo da vinheta dos 150 anos da Caixa é mero apelo à imagem da instituição e não traz nenhuma informação de utilidade pública ao cidadão. Esse tipo de propaganda deveria ser proibido. O cidadão não paga impostos para a divulgação da marca da empresa, mas para ter melhorias de atendimento e de serviço”, concluiu. (Da redação com assessoria/ Foto: Du Lacerda)

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