28 de abr. de 2010

Amizades perigosas

Chávez e Ahmadinejad são as companhias preferidas de Lula, diz líder

O líder do PSDB na Câmara, deputado João Almeida (BA), chamou a atenção para a “coincidência” dos encontros do presidente Lula com o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, e do ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, com o presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad. Da tribuna, o tucano afirmou nesta quarta-feira (28) que esses dois controversos presidentes são as companhias preferidas do petista.

“Lula reafirma sua amizade com Chávez, que conduz uma ditadura branca na Venezuela com restrições à liberdade de imprensa. Do outro lado, o ministro visita Ahmadinejad, o homem que negou o massacre dos judeus e quer fugir do controle da Agência Internacional de Energia Atômica para conduzir um programa, ao que tudo indica, atômico”, reprovou.

Para Almeida, a política externa do governo Lula não tem objetivo, foco ou fundamento. “Insistem em abandonar o pragmatismo que sempre dominou as ações do Itamaraty, ferindo todos os princípios e as tradições do país na área, preferindo essas companhias exóticas aos países que têm larga tradição de relação conosco”, reprovou Almeida.

Presidente eterno?
Em sua visita a Brasília, Chávez deu mais um exemplo de desprezo à democracia. Questionado sobre quando deixará o poder, o presidente da Venezuela disse que não sabe quando terá um sucessor. O "companheiro" de Lula está há 11 anos na presidência.


(Reportagem: Alessandra Galvão/ Foto: Ag. Câmara)

Nenhum comentário: