27 de abr. de 2010

Investigações

Macris defende continuidade dos trabalhos da CPI dos Desaparecidos

Em audiência da CPI do Desaparecimento de Crianças e Adolescentes nesta terça-feira (27), o deputado Vanderlei Macris (SP) defendeu a continuidade dos trabalhos da comissão, prevista para encerrar em 26 de maio. Macris sugeriu que a deputada Andreia Zito (RJ), relatora do colegiado, apresente um parecer parcial com as providências a serem tomadas, mas que a CPI permaneça funcionando. “O prosseguimento mantém o debate aberto na sociedade”, ressaltou.


De acordo com Macris, o trabalho do colegiado fez com que os órgãos de segurança dessem mais importância aos casos de desaparecimento. O parlamentar lembrou que quando a CPI iniciou o trabalho não havia preparo dos agentes de segurança pública e informações para que pudesse começar o processo de investigação. “Mas depois de vários meses de trabalho da CPI, conseguimos montar um quadro capaz de orientar uma legislação que possa dar exemplo de ação do Estado em relação aos desaparecimentos”, acrescentou.

Na reunião de hoje, mães de crianças desaparecidas de Manaus participaram do debate e se emocionaram ao lembrar dos filhos sumidos. “São mais dois depoimentos que mostram claramente que a sociedade e o governo não estão devidamente preparados para dar respostas a essa questão dos desaparecimentos”, resumiu o tucano. (Reportagem: Letícia Bogéa/ Fotos: Eduardo Lacerda)

Nenhum comentário: