7 de mai. de 2010

Benefícios aos estudantes

Projeto institui Programa Universitário de Incentivo ao Esporte


A Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado deve aprovar na próxima semana projeto da senadora Marisa Serrano (MS) que autoriza o governo federal a instituir o Programa Universitário de Apoio ao Esporte. O objetivo é incentivar a presença de estudantes de graduação, especialmente dos cursos de licenciatura e bacharelado em Educação Física, nas escolas de educação básica e em comunidades carentes. O objetivo é estimular a prática de atividades desportivas no Brasil.

Para que seus estudantes de graduação participem, as instituições de ensino superior deverão apresentar projeto específico ao órgão competente afim de integrar o Programa Universitário de Apoio ao Esporte. Esta participação será considerada, para fins de avaliação institucional, no âmbito do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES).

O projeto tem o apoio de vários parlamentares e será votado na comissão em decisão terminativa, ou seja, não passará pelo plenário. A sugestão da tucana recebeu parecer favorável do senador Cristovam Buarque (PDT-DF), para quem o programa poderá trazer benefícios ao esporte nacional, como uma melhor preparação de professores de Educação Física e técnicos esportivos e a criação de novas gerações de atletas.

A proposta de Marisa Serrano estabelece que os recursos financeiros necessários à execução do programa deverão ser fixados no Orçamento da União do ano seguinte à publicação das normas que o regulamentarão. (Da redação com assessoria/Foto: Ag. Senado)


A frase:
Vamos sediar a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016. Precisamos ampliar as possibilidades de preparação de atletas e técnicos para estes megaeventos esportivos, e a minha proposta pode fazer o diferencial nesta missão. Jovens universitários, com garra e ânimo, com o auxílio de professores formados, podem transformar o ambiente escolar e estimular crianças e adolescentes a verem o esporte como uma perspectiva de vida.”
Senadora Marisa Serrano (MS)

Nenhum comentário: