7 de mai. de 2010

Cidadania

Um dia com o deputado

Vanderlei Macris (*)

Em poucos dias será divulgado o nome do vencedor do Concurso Cultural “Um dia com o deputado em Brasília”, lançado no dia 20 de março através do meu blog (www.deputadomacris.blog.br) na internet.

A ideia do concurso foi ampliar o debate sobre o papel do parlamentar no desenvolvimento do país entre os internautas e, com isso, fazer despertar o anseio pela reivindicação do perfil político que eles desejam ver atuando no Brasil.

A intenção de suscitar uma maior discussão sobre a verdadeira democracia é, a meu ver, bastante válida. É fundamental fomentar, na sociedade, critérios de avaliação para a escolha dos representantes do país, exercício que, nós, brasileiros faremos em outubro elegendo deputados estaduais e federais, senadores, governador e o presidente da república.

Para participar do concurso, cada concorrente escreveu um texto sobre “o papel do parlamentar no desenvolvimento do país” e, estes, foram postados no blog para acessos e comentários.

Recebemos 20 textos dos Estados de São Paulo, Brasília e Paraná. Cidadãos que descreveram o tema proposto de acordo com suas particularidades, porém, em comum, todos exigiram representantes sérios e dignos, políticos capazes de honrar suas promessas de campanha e, além disso, prestar conta delas.

Tivemos, com certeza, grandes resultados para uma primeira edição do concurso. Os relatos foram tão intrigantes que emanaram mais de 1.200 comentários e os acessos ao blog aumentaram mais de 500%. No entanto, grande mérito dos efeitos positivos da proposta também se deve ao prêmio que, do mesmo modo, tem como objetivo aproximar o cidadão do ambiente político, trazendo-o para a Capital Federal.

O vencedor passará um dia em Brasília acompanhando todas as atividades de um parlamentar. Será, praticamente, um parlamentar atuando e articulando o melhor para o país. A pessoa, homem ou mulher, acompanhará reuniões, audiências de CPIs, visitará diversos pontos consagrados por obras e monumentos históricos, entre diversos eventos da minha agenda política.

A divulgação do ganhador será através do blog no próximo dia 10 de maio às 18 horas. A data para a visita ainda não foi definida, porém, não deverá passar deste primeiro semestre.

Aos participantes, resta aguardar e torcer. A mim, além disso, resta agradecer a todos que compartilharam direta e indiretamente deste projeto. Grande sucesso a todos.

(*) Vanderlei Macris é deputado federal pelo PSDB de São Paulo e vice-líder da Minoria na Câmara dos Deputados. (Foto: Eduardo Lacerda)

Nenhum comentário: