5 de mai. de 2010

Esclarecimentos

Presidente da EPE virá à Câmara falar sobre Belo Monte

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara aprovou, nesta quarta-feira (5), requerimento para a realização de audiência pública com o presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Maurício Tomalsquim. O pedido é de autoria do deputado Antonio Carlos Mendes Thame (SP) e visa esclarecer os riscos de danos ambientais com a construção da usina hidrelétrica de Belo Monte e a solidez do grupo que vai conduzir a obra.

A construção da usina é alvo de muita polêmica. Enquanto o governo afirma que a nova usina, que tem previsão para entrar em funcionamento em 2015, pode beneficiar 26 milhões de brasileiros, críticos argumentam que o impacto social e ambiental da instalação de Belo Monte foi subestimado e apontam para uma suposta ineficiência da hidrelétrica.

Belo Monte custará pelo menos R$ 19 bilhões, segundo o governo federal, mas esse valores podem chegar a R$ 30 bilhões. Os empreendedores terão benefícios fiscais, como desconto de 75% no pagamento do Imposto de Renda , além de empréstimo - 80% da obra será financiada pelo BNDES. (Da Redação com assessoria do deputado/Foto: Eduardo Lacerda)
Leia também:

Nenhum comentário: