20 de mai. de 2010

Luz amarela

Silvio Torres alerta para risco de cidades escolhidas não receberem jogos da Copa de 2014


Após participar de audiência pública realizada pela Comissão de Fiscalização Financeira e Controle nesta quinta-feira (20), o deputado Silvio Torres (SP) afirmou que os atrasos no cumprimento dos cronogramas de obras para a realização da Copa de 2014 podem inviabilizar a realização do torneio em parte das 12 cidades-sedes.

Ontem o ministro do Esporte, Orlando Silva, garantiu que isso não aconteceria. Mas diante de dificuldades financeiras, Curitiba alertou: a cidade estará fora da Copa se não conseguir levantar R$ 60 milhões para reformar o estádio da Arena da Baixada.

“Pode ocorrer sim a diminuição do número de cidades-sedes ou que alguma delas tenha que ser substituída. Isso deve ser decidido apenas depois da Copa da África, mas é uma análise que precisará ser feita”, avisou Torres, presidente da subcomissão da Copa que fiscaliza os preparativos para o torneio.

Em Recife, problemas na rede hoteleira
O problema na capital paranaense ocorre porque o governo federal, a prefeitura e o governo do estado não farão o investimento, já que o estádio pertence ao Clube Atlético Paranaense. O clube, por sua vez, também não admite a possibilidade de assumir a reforma sob a alegação de que um financiamento o endividaria. Na audiência realizada na Câmara, Alcindo Bittencourt, coordenador do Comitê para Assuntos da Copa do Estado do Paraná, confirmou que esse problema tem potencial para tirar a capital do estado do torneio.

Para Torres, esse impasse pode não ser um caso isolado. De acordo com ele, há riscos de os projetos de outras cidades não saírem do papel, como sinalizam os atrasos nas obras.

Também presente à reunião, o coordenador do Comitê da Copa 2014 em Recife, Ricardo Leitão, falou sobre os preparativos da capital pernambucana para a Copa. Segundo ele, a cidade permanece com um déficit hoteleiro de 14 mil leitos. Além do problema com hospedagem, Silvio Tores afirmou que a segurança pública e o aeroporto também são motivos de preocupação.

O número
Três
dos 12 estádios que receberão jogos da Copa de 2014 tiveram suas obras iniciadas, segundo o Ministério do Esporte. Os projetos apresentados por Fortaleza, Natal, Recife, Salvador e Rio de Janeiro ainda nem sequer foram aprovados pela Fifa.

(Reportagem: Djan Moreno/Foto: Eduardo Lacerda)

Leia também:

Tucanos cobram de ministro explicações sobre obras para a Copa 2014

Ouça aqui o boletim de rádio

Nenhum comentário: