14 de jun. de 2010

Baixa qualidade

Tucanos criticam governo federal pela falta de investimentos no setor elétrico

Os deputados Gustavo Fruet (PR) e Luiz Carlos Hauly (PR) criticaram nesta segunda-feira (14) a falta de investimentos do governo federal no setor elétrico, o que resultou no aumento de apagões por todo o país em 2009. Para os tucanos, como o volume de recursos aplicados na manutenção e operação da rede é baixo, o consumidor acaba sofrendo com a falta de energia.

Segundo reportagem do "O Estado de São Paulo", com o aumento do número de apagões no último ano, a qualidade da energia elétrica entregue aos brasileiros piorou. Dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) mostram que, pela primeira vez desde a privatização, o número de horas que os consumidores ficaram sem luz superou o limite anual estabelecido. O tempo médio subiu de 16,63 para 18,70 horas.

Na avaliação de Fruet, os apagões demonstram além do baixo investimento, o péssimo modelo de gestão do governo atual. “Com isso, o setor ficou vulnerável. Os dados comprovam”, lamentou. O tucano citou, ainda, estudos enviados para a Aneel e para o Ministério de Minas e Energia alertando que a queda nos investimentos resultaria em problemas no sistema, como os ocorridos ano passado e este ano.

Já Hauly avalia que o caos do setor elétrico é um recorte da realidade enfrentada por diversos setores do país. “Não há gerenciamento, execução e nem investimento. É um final melancólico de um governo propagandista que vive de ilusão e ilude o povo brasileiro”, condenou. O tucano lembrou que durante boa parte do governo Lula, a ex-ministra Dilma Rousseff gerenciava o setor elétrico. Por isso, segundo Hauly, ela também é responsável pelo apagão.



A frase


"Em 2009 houve apagão em 18 estados e não se tratou de falta de chuva e queda nos reservatórios e sim de falta de investimentos que impediram atender a demanda".
Deputado Gustavo Fruet (PR)

→ Segundo dados do Grupo de Estudo do Setor Elétrico da UFRJ, o volume de investimentos no setor foi elevado, mas não o suficiente para atender o crescimento do mercado.

(Reportagem: Letícia Bogéa/ Fotos: Eduardo Lacerda)

Ouça o boletim de rádio aqui

Um comentário:

ACARAUJO disse...

Prezados Gustavo Fruet e Luiz Carlos Hauly, boa tarde!!!

Eu já comentei vários textos relacionado á infra-estrutura e principalmente à Energia Elétrica, que vez por outra aparecem aqui e no Rede-PSDB. O que mais assusta é que o Brasil não cresceu num patamar que pode ser considerado alto nos últimos anos, na média no governo lula estimo ter ficado em 3,5%aa.

Imagina então se crescer 7% aa. Pra se ter uma idéia um crescimento deste, também, deve ser implementado no setor de energia ou caso contrário estaremos criando um problema potencial para o futuro próximo.

Crescer 7% no setor elétrico significa inserir novos 7000MW no sistema existente, isto tomando como base os 100.000MW instalados, segundo a ANEEL, em 2007. Este montante, se traduzido em custo de instalação, representa uma quantia estimada de US$ 15Bi ao ano, tomando como base sempre o ano anterior. Onde conseguir esta montanha de dinheiro, se não tem dinheiro nem pra o famijerado PAC?

Se bem que para uma lista de boas intenções nem precisa de tanto dinheiro né?!

Estou falando só da energia elétrica. Agora imagina os outro segmentos da infra-estrutura do Brasil? Realmente receberemos uma herança maldita deste atrapalhado e aloprado desgoverno do Petismo/Lulismo.

Grande Abraço.

Antonio Carlos de Araujo