17 de jun. de 2010

Copa 2014

Erros da Copa do Mundo na África não podem se repetir no Brasil, alerta Raquel Teixeira

Presidente da Comissão de Turismo e Desporto da Câmara, a deputada Professora Raquel Teixeira (GO) embarcou, na última sexta-feira (11), com destino à África do Sul, para observar a organização da Copa do Mundo de 2010, as estruturas dos estádios, a logística e a infraestrutura do país. A tucana vai se reunir com o chefe do Comitê Organizador, Danny Jordaan, para sondar as dificuldades, os erros e os problemas, para que as falhas ocorridas não se repitam no Brasil.
Raquel ressaltou que o Brasil tem uma oportunidade única de, nos próximos anos, sediar grandes acontecimentos esportivos. Ela frisa, no entanto, que a logística e a capacitação de pessoal devem receber atenção especial no Brasil.
“A organização da Copa não pode permitir falhas de logística, além de priorizar a qualificação das pessoas para que não haja falta de informações sobre o mundial. Isso está sendo um problema aqui na África”, suscitou.
A parlamentar afirmou, ainda, que será necessário um programa muito maior de ensino de línguas estrangeiras, como inglês e espanhol. Segundo a professora, o treinamento deverá ser feito não só para os guias de viagem ou para rede hoteleira, mas para todos que estarão nos estádios dando informações.

→ Nos próximos anos, o país sediará importantes eventos esportivos, como os jogos militares de 2011, a Copa das Confederações em 2013, a Copa do Mundo em 2014 e os jogos Olímpicos e Paraolímpicos em 2016.


→ A Comissão de Turismo e Desporto já realizou fóruns legislativos em cinco cidades-sede da Copa para ouvir autoridades sobre as demandas em termos de infraestrutura urbana, turismo e estádios para atender às exigências da Fifa. Depois da Copa de 2010, a comissão pretende fazer fóruns legislativos nas outras sete cidades-sede. Neste ano, a comissão já realizou três audiências públicas sobre o assunto.


(Reportagem: Renata Guimarães / Foto: Eduardo Lacerda)

Ouça o boletim de rádio aqui

Nenhum comentário: