17 de jun. de 2010

Porto Sul

Tucanos querem discutir melhor a localização de porto para evitar impactos ambientais

O líder do PSDB na Câmara, João Almeida (BA), e o deputado Ricardo Tripoli (SP) ressaltaram a importância de analisar melhor a localização onde deverá ser implantado o Complexo Porto Sul, na Bahia. Para os tucanos, o debate é necessário para evitar impactos ambientais para a população da região. Os parlamentares participaram de audiência pública nesta quinta-feira (17) na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável para discutir a implantação do empreendimento.

O Porto Sul é um projeto dos governos federal e da Bahia e prevê a construção de um porto no município de Ilhéus, na Ponta da Tulha, principalmente para o embarque de minérios. O maior beneficiário identificado, até o momento, é a Bahia Mineração (Bamin), empresa que detém os direitos de exploração de minério de ferro na região de Caetité (BA).

Na avaliação de João Almeida, é importante que se faça a exploração do minério de ferro e se garanta o transporte e a solução logística para o escoamento da produção de grãos e dos produtos semi-industrializados da região. “É preciso analisar se a proposta dos governos é a mais sustentada ambientalmente. É necessário estudar outras alternativas. Estamos dando um grande passo com a realização dessas audiências para que possamos chegar a uma decisão correta em favor da Bahia e do ambiente sustentável”, avaliou.

Tripoli, por sua vez, afirma que ainda restam muitas dúvidas a respeito do empreendimento na cidade de Ilhéus. “Espero que na próxima reunião, o governo da Bahia e um representante do Ibama possam comparecer e dar suas contribuições. Da maneira como está, há dúvidas se o empreendimento deve ou não ser realizado nesse local”, concluiu. Representantes do Ibama e do governo da Bahia foram convidados para o debate mas não compareceram.

As frases

"O projeto é bom para o desenvolvimento da região, mas é preciso discutir melhor a localização do porto e o traçado da ferrovia, para que seja implantado em um local adequado."
Deputado João Almeida (BA), líder do PSDB na Câmara

"Ninguém está discutindo a importância de uma ferrovia em um local como esse. Mas devemos levar em consideração a questão do impacto ambiental que uma obra desse porte pode oferecer em um local onde existe uma grande riqueza da biodiversidade brasileira."
Deputado Ricardo Tripoli (SP)

→ De acordo com o informativo “Porto Sul”, a biodiversidade da região está entre as maiores do mundo, com grande número de espécies encontradas apenas neste bioma. O projeto completo prevê a ligação de Figueirópolis (TO) a Ilhéus (BA), com investimentos que superam R$ 6 bilhões.

(Reportagem: Letícia Bogéa/ Fotos: Eduardo Lacerda)

Ouça o boletim de rádio aqui

Nenhum comentário: