9 de jun. de 2010

Meio ambiente

Tripoli cobra do governo legislação para proteger a biodiversidade

O deputado Ricardo Tripoli (SP) cobrou, nesta quarta-feira (9), a elaboração de um projeto de lei pelo governo federal para reduzir a perda da biodiversidade no Brasil.

O tucano participou de audiência pública na comissão de meio ambiente que discutiu as propostas que o Brasil levará à 10ª Conferência das Partes da Convenção da Biodiversidade das Nações Unidas (COP 10), que acontecerá em outubro na cidade japonesa de Nagoya.

“É preocupante ainda não termos essa legislação. Esse é o momento de elaborar uma lei específica, para que possamos apresentar na conferência. Estamos aguardando o projeto, que está há anos sendo discutido no Executivo. Assim, teremos um produto para apresentar no Japão. Caso contrário, só teremos metas e isso não serve”, salientou.

O parlamentar demonstrou preocupação também com a biopirataria que vem crescendo no Brasil. “Os países industrializados levam a nossa biodiversidade para eles, patenteiam e não recebemos nada por isso”, lamentou. “O Ministério de Relações Exteriores precisa cobrar de maneira incisiva os direitos sobre aquilo que pertence ao Brasil. Espero uma posição do governo em relação a essa questão pois ela é fundamental”, ressaltou Tripoli.

A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, também participou da audiência e informou ao deputado que o projeto que trata da biodiversidade já foi encaminhado à Casa Civil.

A conferência
→ A COP é realizada a cada dois anos e tem o objetivo de detalhar o conteúdo da Convenção sobre Diversidade Biológica, assinada em 1992.

O número
→ Durante a audiência, um representante do Ministério da Ciência e Tecnologia destacou aspectos da biodiversidade vegetal pelo mundo. Segundo ele, os Estados Unidos contam com 60,4 milhões de espécies vegetais catalogadas e o Brasil possui apenas 6 milhões.

(Reportagem: Letícia Bogéa/ Foto: Eduardo Lacerda)

Ouça o boletim de rádio aqui

Nenhum comentário: