9 de jun. de 2010

Prevenção

Projeto de tucano obrigará escolas a fazer exames de saúde nos alunos

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara aprovou ontem projeto do deputado Lobbe Neto (SP) que prevê a realização anual de exames oftalmológico e auditivo para alunos de ensino fundamental da rede pública. Como tramita em caráter conclusivo, o projeto seguirá para o Senado.

A proposta foi apresentada pela “deputada jovem” Martha Ramires de Souza, do estado de Minas Gerais, na primeira edição do Parlamento Jovem Brasileiro, realizada em 2004 na Câmara. E, depois, transformada em projeto de lei por Lobbe.

O objetivo do projeto é detectar com antecedência possíveis deficiências visuais ou auditivas que possam contribuir para um fraco desempenho escolar dos estudantes. Segundo Lobbe, o problema é sério e muito mais grave do que se imagina, comprometendo o aprendizado de milhares de alunos.

“Fazendo os exames na própria escola é possível detectar no início das aulas se há alguma deficiência e garantir que criança tenha um aprendizado normal. Muitos alunos deixam a escola, não conseguem acompanhar a classe e só depois se descobre que o aluno tem algum problema”, explicou Lobbe.

Segundo ele, os exames preventivos vão contribuir com o aprendizado e diminuir a evasão escolar.

Parlamento Jovem
O Parlamento Jovem é um programa de autoria de Lobbe Neto e tem por objetivo possibilitar aos alunos de escolas públicas e particulares a vivência do processo democrático, mediante participação em uma jornada parlamentar em Brasília. Jovens estudantes se reúnem em plenário e possuem a oportunidade de propor projetos, da mesma forma que um deputado.

(Reportagem: Rafael Secunho e Alessandra Galvão/ Fotos:Eduardo Lacerda)

Ouça o boletim de rádio aqui

Nenhum comentário: