2 de jun. de 2010

Orgulho de que?

Vellozo Lucas condena declarações de Lula a favor da carga tributária

Economista, o deputado Luiz Paulo Vellozo Lucas (ES) criticou as declarações do presidente Lula de que “tem orgulho” da elevada carga tributária brasileira. Em discurso improvisado ontem (1º), na 33ª reunião da Cepal, o petista defendeu os altos impostos do país alegando que "quem tem carga tributária de 10%, não tem Estado" e de que o governo não pode fazer "absolutamente nada". Para o tucano, o presidente Lula continua batendo recordes quando se trata de declarações “estapafúrdias e equivocadas”.


“O presidente está mentindo deslavadamente, na maior cara-de-pau. Se ele está orgulhoso desse sistema, os pobres do Brasil precisam saber disso”, alertou nesta quarta-feira (2). O deputado lembrou que a população das classes mais baixas é a que paga os maiores impostos no país.

Segundo Vellozo, o problema do sistema tributário brasileiro não são os impostos globais, mas os tributos indiretos. “Esses impostos encarecem os produtos. Essa quantia no Brasil é maior do que em qualquer lugar do mundo”, explicou.

“A carga tributária indireta é regressiva, injusta, além de tirar a competitividade da economia brasileira e roubar a renda do cidadão. As pessoas não sabem o que estão pagando, isso é o mais grave”, completou o deputado, destacando que o Brasil precisa reduzir pela metade pela metade a carga indireta.

Lula ainda se aventurou em dizer que países como os Estados Unidos, Alemanha, Suécia, Dinamarca que possuem maior quantidade de impostos, têm as melhores políticas sociais, enquanto aqueles com menos tributos, não têm condição de fazer absolutamente nada.

“Os impostos globais aqui são bem parecidos com os dos países desenvolvidos. Embora nesses locais, os serviços públicos como segurança e infraestrutura são infinitamente superiores do que no Brasil”, comparou Vellozo.

(Reportagem: Alessandra Galvão/Foto: Eduardo Lacerda)

Nenhum comentário: