11 de jun. de 2010

Promessa descumprida

Veto ao reajuste dos aposentados será uma irresponsabilidade, afirmam tucanos

“Irresponsável é o presidente Lula”. A afirmação foi feita pelos deputados Raimundo Gomes de Matos (CE) e Luiz Carlos Hauly (PR), em protesto às declarações do presidente em relação ao reajuste de 7,7 % aprovado pelo Congresso Nacional para os aposentados que ganham mais de um salário mínimo. O petista deu ontem a mais clara demonstração de que deve vetar o reajuste. Lula disse que não "brinca em serviço" e chamou o Parlamento de "irresponsável" por ter acatado o reajuste.

Para os deputados, a irresponsabilidade parte do próprio presidente por querer impedir que os aposentados recebam o aumento. Para Gomes de Matos, se o reajuste realmente for vetado, Lula estará provando que despreza os interesses de uma importante parcela da população. Segundo ele, o descumprimento dos compromissos assumidos com o povo brasileiro se tornaram marca do PT.

“Antes de dizer que o Congresso é irresponsável, o presidente deveria olhar para as irresponsabilidades de seu governo. Com o veto ele deixa de reconhecer a grande contribuição que esses ex-trabalhadores já deram à nação. Irresponsável é o governante que mantém 37 ministérios, sendo que muitos deles estão sem ações e apenas gastando o dinheiro público”, rechaçou.

Para Hauly, o veto representa mais um equívoco da gestão Lula. O parlamentar lembra que a arrecadação real aumentou 19% no início deste ano e por isso não há razões para não conceder o reajuste já que há dinheiro em caixa.

“Se ele não der o aumento, o Congresso Nacional irá derrubar o veto pois nossa intenção é fazer esse reajuste. É o mínimo que se pode fazer e, ainda assim, o presidente está ridicularizando os aposentados e a ação do Congresso”, criticou.

O deputado considera a decisão um prejuízo para os que mais necessitam de amparo do governo. “Definitivamente Lula gosta muito é dos ricos, protege-os e trabalha para deixá-los cada vez mais ricos e os pobres cada vez com mais dificuldades. Não tenho dúvida de que a ação do presidente é deliberada”, finalizou.

(Reportagem: Djan Moreno/ Fotos: Eduardo Lacerda)

Nenhum comentário: