11 de jun. de 2010

Apuração

Itagiba cobra investigações da Câmara e da PF de suposto dossiê contra PSDB

O deputado Marcelo Itagiba (RJ) encaminhou uma representação à Presidência da Câmara para apurar a ação de grupos do PT na produção de suposto dossiê contra o pré-candidato do PSDB ao Planalto, José Serra. O tucano protocolou também na Polícia Federal uma solicitação de investigação sobre uma reunião que teria ocorrido em abril para investigar "coisas pessoais" do ex-governador de São Paulo.


Segundo Itagiba, o grupo pretendia promover também investigações contra ele. “Lamento o tom jocoso dessa questão. Esse tom não cabe no PT que assumiu a defesa daqueles aloprados que se reuniram para fazer uma atividade de espionagem, uma atividade criminosa”, protestou.

“Essas pessoas estavam ali com o objetivo de praticar um delito, um crime. Isso se constitui no crime formal de bando ou quadrilha. E o lugar de apuração de crimes é a delegacia de polícia”, ressaltou o deputado.

Itagiba afirmou que a questão dos contratos entre o governo federal e as empresas que trabalham no comitê da pré-candidata petista à Presidência da República, Dilma Rousseff, também precisa ser investigada. “É preciso saber se existe dinheiro público direcionado para a campanha do PT”, declarou.

A Dialog Comunicação, que já faturou R$ 40 milhões em contratos com ministérios, agências reguladoras e a Presidência da República, é suspeita de participar de atos ilegais na pré-campanha da ex-ministra Dilma. Há a suspeita também de que a empresa tenha sido contratada para participar da elaboração do dossiê contra Serra.

→ Reportagem recente da revista “Veja” mostrou uma entrevista do delegado aposentado Onézimo de Souza que disse ter recebido, num encontro ocorrido em abril, um pedido para investigar "coisas pessoais" do ex-governador.

→ O ex-sargento do serviço secreto da Aeronáutica, Idalberto Matias, o Dadá, e o jornalista Luiz Lanzetta são apontados por Onézimo como aqueles que teriam feito o pedido de espionagem.

(Reportagem: Alessandra Galvão/Foto: Eduardo Lacerda)

Nenhum comentário: