19 de ago. de 2010

Investigação

Macris pede audiência pública para esclarecer "apagão" da Gol

O apagão aéreo ocorrido com a Gol Linhas Aéreas no início deste mês deve ser investigado. A opinião é do deputado Vanderlei Macris (SP), que apresentou requerimento no qual pede a realização de audiência pública na Comissão de Viação e Transportes para esclarecer os fatos. De acordo com o parlamentar, as respostas dadas pelo governo sobre o assunto também são insatisfatórias e devem ser apuradas.

Macris quer as presenças da diretora-presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Solange Paiva; do presidente da Gol Linhas Aéreas, Constantino de Oliveira Junior; e da presidente do Sindicato Nacional dos Aeroviários, Selma Balbino.

“Merece ser investigada uma paralisação quase geral da empresa, com atrasos e cancelamentos que prejudicaram milhares de brasileiros", destacou Macris nesta quinta-feira (19). Segundo ele, a desculpa do governo de que essa foi uma questão isolada é esfarrapada. Além disso, o parlamentar afirmou que o Congresso Nacional precisa saber o que realmente ocorreu com a companhia e quais são as possibilidades dos problemas se repetirem.

O deputado também reprovou a atuação da Anac, que deixou de arrecadar 50% das multas referentes ao apagão aéreo de 2007. Para ele, é fundamental a presença da direção da autarquia na Câmara, pois os atrasos nos voos provocam problemas no setor aéreo e não há atenção aos usuários por parte das empresas.

Além disso, Macris considera de extrema importância que se explique as razões de uma empresa como a Gol, que tem tantas reclamações feitas por consumidores, não ser investigada e punida como manda a lei. “É importante que a comissão possa investigar e saber o que pode estar por trás dessa falta de gerenciamento e de gestão competente da agência em relação ao sistema aéreo brasileiro”, enfatizou.

Passageiros ficaram na mão...
→ No dia 4 deste mês, a Gol registrou atraso em 736 voos domésticos e outros 159 foram cancelados. No dia seguinte, dos 809 voos previstos em todo o país, 306 (37,8%) atrasaram mais de 30 minutos, segundo balanço da Infraero.

→ Mesmo após os usuários de aeroportos sofrerem com atrasos e cancelamentos de voos provocados pela Gol no início do mês, a Anac fechou 7 dos 10 postos de atendimento que mantinha nos principais terminais do país (
leia mais)

(Reportagem: Renata Guimarães / Foto: Eduardo Lacerda)

Ouça aqui o boletim de rádio

Nenhum comentário: