16 de jul. de 2009

Silêncio suspeito

Tucanos questionam protesto da UNE contra CPI da Petrobras

Os deputados Antonio Carlos Pannunzio (SP) e Professora Raquel Teixeira (GO) criticaram nesta quinta-feira manifestação da União Nacional dos Estudantes (UNE) em defesa da Petrobras e contra a CPI no Senado para investigar a estatal. O protesto é parte da programação de hoje do 51º Congresso da UNE, que contou com a participação do presidente Lula, poupado de críticas da entidade durante seu governo. Entre os patrocinadores da entidade, está a Petrobras, que destinou R$ 100 mil para o evento. “A UNE dos dias de hoje não é nem a sombra do que foi o movimento estudantil da década de 50 ou do período do governo militar”, comparou Pannunzio.

Repasses milionários - Segundo o tucano, em outros tempos a UNE estaria fazendo uma manifestação a favor da comissão de inquérito, dado o volume de acusações que pesam sobre a estatal. E se, eventualmente, nada tivesse de irregular, a entidade festejaria o acontecimento, pois também participou da luta pela criação da Petrobras. “No entanto, vemos hoje a UNE como um movimento a reboque de um partido político e numa posição conservadora de não querer investigar, ouvir e assumir postura de vanguarda”, apontou. Parte do silêncio da entidade em relação à gestão petista pode ser atribuída aos repasses milionários do governo. Somente neste ano, foram R$ 2,5 milhões, valor 54% maior do que em 2008.

Para Raquel Teixeira, é lamentável essa manifestação. “A CPI é um instrumento de apuração com responsabilidade. Se a UNE tem tanta certeza da legitimidade das ações da Petrobras, seria a primeira a defender as apurações, e não a criticá-las", disse. “Tenho uma relação de respeito com os estudantes e luto sempre por eles. Fico preocupada quando vejo a juventude perder seu discernimento pela busca pela verdade”, completou. (Letícia Bogéa/Foto: Ag. Câmara e Eduardo Lacerda)

Um comentário:

Marcus Diogo disse...

Realmente e preocupante a posição assumida pela UNE, uma vez que deposito minhas esperanças na juventude, talvez a única força capaz de mudar o perfil dos atuais "políticos".
Entretanto, não era para menos os exemplos dados pelo nosso Presidente enaltecem os corruptos em detrimento dos corajosos que lutam para o verdadeiro engrandecimento do nosso País, cabe somente a nós não desistir nunca de conscientizar os jovens, pena que as escolas não nos dão o suporte necessário para a criação de uma mentalidade crítica, enfim, este é o Brasil do PT. Vamos em frente. 2010 vem aí.