16 de jul. de 2009

Justificativas

Mantega terá que explicar baixa arrecadação na Receita

O líder em exercício do PSDB na Câmara, deputado Duarte Nogueira (SP), apresentou pedido de informações para que o ministro da Fazenda, Guido Mantega, explique o fraco resultado da arrecadação de tributos nos cinco primeiros meses do ano.

Segundo a Secretaria da Receita Federal, a arrecadação de impostos e contribuições federais totalizou R$ 54 bilhões em junho deste ano, o que representa uma queda real de 7,51% frente ao mesmo mês de 2008. O requerimento foi aprovado na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle (CFFC), da qual Duarte é membro, e será remetido em breve ao Ministério da Fazenda.

O tucano quer informações também sobre a multa aplicada pela Receita Federal à Petrobras em uma manobra contábil que permitiu à estatal compensar mais de R$ 4 bilhões em impostos devidos em 2008, o que pode ter gerado enfraquecimento contábil da Receita. A ex-secretária Lina Vieira, demitida nesta quarta-feira, deverá ser convocada para falar na CPI da Petrobras – recém-instalada no Senado. A comissão também deve apurar a manobra.

Convite - “Nossa vontade era convocar Guido Mantega para se justificar. Acatamos as sugestões de alguns deputados da comissão e trocamos o requerimento para apenas um pedido de informações. Mas se as explicações não forem esclarecedoras, teremos que convocar o ministro para vir na CFFC após o recesso", ressalvou.

Os parlamentares tucanos acreditam que a redução na arrecadação e os embates entre a Receita e a Petrobras pesaram na decisão de Mantega de demitir Lina Vieira.
(Rafael Secunho/ foto: Eduardo Lacerda)

Nenhum comentário: