7 de jul. de 2009

Tucanos alertam para falta de saneamento em escolas

Com base em dados do relatório divulgado pelo Instituto Terra Brasil, deputados do PSDB cobraram ações do governo para melhorar a infraestrutura das escolas no país e sanar problemas básicos de saneamento que afetam milhões de estudantes e profissionais de educação. Segundo o relatório, mais de 60% dos colégios brasileiros não possuem rede de esgoto e 38% deles não têm rede de água. Baseado em dados do Censo Escolar de 2007 realizado em 79 cidades com mais de 300 mil habitantes, o levantamento também apontou que 38,9% das escolas não fazem coleta periódica de lixo.
PROBLEMA DE GESTÃO
Para os tucanos, esse é um problema de gestão, já que existem recursos disponíveis em setores como saúde e educação capazes de reduzir tais índices, mas isso não ocorre em decorrência da má aplicação das verbas. Para o deputado Eduardo Barbosa (MG), que é médico e integrante da Comissão de Seguridade Social e Família, falta monitorar o uso dos recursos destinados a essas áreas e maior conscientização por parte dos governos de que é fundamental oferecer condições mais adequadas para os que fazem parte do ambiente escolar. “A ausência da infraestrutura básica provoca como consequência crianças com doenças crônicas e parasitoses que interferem no seu desenvolvimento e aprendizado”, lamentou.
Com a mesma opinião, o deputado Raimundo Gomes de Matos (CE) acredita que a política nacional tem se caracterizado pela falta de integração das ações do governo, que prefere, segundo ele, aplicar recursos em publicidade desnecessária de programas como o PAC. “O estudo revela que a política do Ministério da Saúde não se integra, por exemplo, com o da Educação, e isso gera uma vulnerabilidade. Os recursos são expressivos, mas a má gestão provoca essas péssimas condições das unidades de ensino, expondo os profissionais e estudantes. Somente a integração das políticas públicas será capaz de dar melhores condições às escolas”, sugeriu.
Já o deputado Fernando Chucre (SP) apontou a falta de planejamento do governo como causa direta do problema. Para combater essa deficiência, acredita ser fundamental unir forças. Arquiteto e urbanista, o tucano faz o alerta: “O problema maior é de gestão e de falta de esforços. Essa área não recebe atenção necessária do governo, que deveria dar o mínimo de condições a essas escolas, já que nelas estão sendo educados aqueles que farão o Brasil de amanhã.”(DM)

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