Kaefer: país precisa com urgência de uma política agrícola
O deputado Alfredo Kaefer (PR) alertou nesta sexta-feira (21) para a necessidade de criação de uma política agrícola urgente para evitar impacto financeiro negativo no agronegócio brasileiro. “É preciso criar uma política agrícola para proporcionar renda aos nossos produtores”, sugeriu o parlamentar, como forma de o Estado se contrapôr à esperada queda nos preços da soja e de outros insumos, em nível internacional.
“Se isso não for criado, vamos continuar arrastando o agronegócio”, avaliou o tucano. Especialistas dizem que o valor da safra 2009/2010 deverá sofrer redução de até 50%. Dentre os motivos apontados estão a mudança de estratégia da China, que ampliou seus estoques e fortaleceu seu poder de barganha, além da queda do dólar.
O Brasil estima colher 13% a mais de soja: 64 milhões de toneladas. Esse excesso de oferta que pode derrubar cotações de soja e milho e reduzir ainda mais os ganhos dos produtores. De acordo com ele, Paraná, Mato Grosso e os demais estados do Centro-Oeste serão as regiões onde a queda causará maior impacto, por serem fortes regiões produtoras. (Reportagem: Letícia Bogéa/ Foto: Eduardo Lacerda)
21 de ago. de 2009
Safras ameaçadas
Marcadores:
Alfredo Kaefer
Reprodução autorizada das matérias desde que citada a fonte (Diário Tucano)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário