18 de ago. de 2009

Danos à economia

Couto pede convocação de Carlos Minc para esclarecer operações no Pará

O senador Mário Couto (PA) apresentou requerimento de convocação ao ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, para prestar esclarecimentos no plenário do Senado a respeito de operações do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) no Pará.

Comportamento radical - Segundo o tucano, o comportamento "extremista e radical e a falta de critérios técnicos e seletivos" nas medidas adotadas pelo órgão têm provocado o fechamento de "empresas sérias" no Pará e a consequente inviabilização da economia do estado. Em Santarém, segundo Mário Couto, empresas que funcionavam há 28 anos e produziam empregos, renda e aqueciam a economia hoje são "perseguidas com metralhadora na mão". E não apenas lá, mas em cidades como Tailândia, Altamira e Paragominas.

"Não se preocupam em conversar, em saber quem presta e quem não presta, quem está regular e quem está irregular. Coloca-se tudo no mesmo saco e se massacra. Invadem-se as empresas a peso de metralhadora na mão, prendendo a todos", lamentou. O parlamentar disse que Minc "manda a polícia, o Exército, entrar nas empresas, prender tudo, com metralhadora na mão, humilhar, como se todos fossem bandidos". Em sua avaliação, essa não é a forma de defender a floresta e de terminar com o desmatamento irregular. Para Couto, Minc deveria renunciar ao cargo. (Da redação com Agência Senado/ Foto: Ag. Senado)

Nenhum comentário: