18 de ago. de 2009

Deve ser prioridade

Rômulo Gouveia expressa preocupação com destino do lixo

Em pronunciamento nesta terça-feira, o deputado Rômulo Gouveia (PB) expressou sua preocupação com relação à destinação do lixo gerado por milhões de brasileiros diariamente no país. De acordo com o tucano, esse problema das grandes cidades se estendeu também para os pequenos municípios. Diante desse quadro, o parlamentar cobrou ações para tentar encontrar uma forma unificada para dar fim aos resíduos no país.

Legislação eficaz - Gouveia cobrou uma legislação eficaz para que o lixo tenha uma destinação e um tratamento adequado para que ele não se torne uma das maiores ameaças à qualidade de vida da população. Hoje os brasileiros produzem 43 milhões de toneladas de lixo por ano.O deputado do PSDB defendeu a importância da adoção de ações de educação ambiental, reciclagem e de logística reversa, na qual as empresas seriam responsáveis pelo processo de retorno de resíduos e embalagens para reutilização após o consumo do produto. Também foi citada por Gouveia a atuação das associações e cooperativas de catadores e de todos os responsáveis pela geração do lixo.

“É importante colocar esse tema como prioridade, pois todos sabemos das conseqüências danosas do lixo em nossas cidades e no meio ambiente, provocados pelo modelo de consumo de nossa sociedade. Gera-se milhões de toneladas de resíduos todos os dias, mas não há uma preocupação sobre a destinação que se dará aos mesmos”, ponderou.

Ele defendeu também a aprovação do projeto 1.991/07, que resume mais de 100 propostas apresentadas desde o começo dos anos 90, quando o primeiro texto sobre o assunto começou a tramitar. Se aprovada, a proposta criará a Política Nacional de Resíduos Sólidos — originalmente proposta pelo Projeto de Lei 121/2003 —, com o objetivo de ditar o que deve ser feito com o lixo gerado por mais de 190 milhões de brasileiros e como lidar com os acúmulos na natureza. (Reportagem: Letícia Bogéa/ Foto: Eduardo Lacerda)

Nenhum comentário: