18 de ago. de 2009

Planalto é autoritário

Diaz: promotores são influenciados para atuar contra Yeda

O deputado Cláudio Diaz (RS) afirmou nesta terça-feira que o governo Lula tem um comportamento autoritário com os seus adversários partidários. O tucano voltou a sair em defesa da governadora do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius, e disse que promotores do Ministério Público Federal têm agido sob o comando do presidente Lula e dos seus aliados. Diaz lembrou ainda que o presidente do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, cobrou nesta semana uma retratação por conta de excessos e erros praticados por promotores de Justiça e procuradores da República.

Tumulto institucional- Segundo o ministro, o MP "deveria se desculpar e até indenizar o Estado por usar força de trabalho paga pelo poder público e pela sociedade para fins partidários". Questionado sobre o caso de Yeda, o magistrado destacou a importância de definir um foco. “Muitas vezes o tema da apuração se presta à manipulação, a excessos e à politização para obtenção, por exemplo, de liminares para afastamento dos ocupantes de cargos públicos, gerando grandes tumultos institucionais", alertou.

Diaz apontou a influência do ministro Tarso Genro (Justiça) em ações isoladas da polícia nos estados e disse que Yeda está sendo vitimizada por meio de ações de promotorias que deveriam pedir desculpas ao Rio Grande do Sul. "Não estamos aqui para esconder nada, nem para defender o indefensável. O que está sendo feito com a Yeda é crime e significa relegar a democracia a um plano primário”, condenou.

Ainda segundo o deputado do PSDB, nunca na história da promotoria do Ministério Público Federal foi montada uma pirotecnia tão grande para anunciar "coisas sem consistência" e "sem materialidade nenhuma". Em sua avaliação, a governadora está sendo hostilizada desde o primeiro dia do seu governo. (Reportagem: Alessandra Galvão/ Foto: Eduardo Lacerda)

Um comentário:

Unknown disse...

Abra o olho Rio Grande ou ficara igual ou pior que o Brasil, na mão dessa corja do PT.Qurem desmoralizar todos que estão no seu caminho. ABRA O OLHO