9 de set. de 2009

De olho na eleição

Lula usa recursos públicos para buscar votos, apontam deputados

Parlamentares do PSDB criticaram nesta quarta-feira a estratégia do presidente Lula de usar o Orçamento da União de 2010 para reforçar políticas de cunho social e, assim, fortalecer a candidatura presidencial da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff. Segundo reportagem do jornal “Correio Braziliense”, para atingir essa meta o presidente aumentou a verba de ministérios dessa área e de pastas relacionadas ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Responsável pelo Bolsa Família, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, por exemplo, receberá R$ 5,5 bilhões a mais para o próximo ano. “O governo está usando o Orçamento para fidelizar voto, mas se esquece que a assistência social não é patrimônio do Lula. Muitos dos programas que ele assina hoje foram criados pelo presidente anterior”, ressaltou ao jornal o líder do PSDB na Câmara, José Aníbal (SP).

Já o deputado Antonio Carlos Pannunzio (SP) disse que o governo se considera o dono de todas as boas ações. “O Planalto quer ser o detentor de todas as iniciativas felizes em prol do povo brasileiro. E isso se fortalece notadamente agora, às vésperas no ano eleitoral, para tentar alavancar a candidatura do PT ao Planalto”, condenou. Na avaliação do tucano, a estratégia é meramente demagógica.

Por sua vez, o deputado Antonio Carlos Mendes Thame (SP) acredita que o Planalto não conseguirá usar o orçamento para garantir votos porque não tem capacidade de gestão. “O PAC e o programa 'Minha Casa, Minha Vida' são exemplos disso. As obras poderiam estar avançadas, mas não saem do papel”, criticou. Até ontem, o PAC tinha executado apenas 10,3% dos recursos autorizados para 2009.

Além da área social, o funcionalismo público também recebeu atenção privilegiada no Orçamento de 2010. A previsão é de que o custo da máquina pública bata recorde no ano que vem, com estimativa de gastos de R$ 169,4 bilhões para o pagamento da folha. (Reportagem: Alessandra Galvão/ Fotos: Eduardo Lacerda)

Nenhum comentário: