9 de set. de 2009

Risco de desmoralização

Virgílio cobra explicações sobre aquisição de caças


O líder do PSDB, Arthur Virgílio (AM), defendeu nesta quarta-feira a vinda ao Senado do ministro da Defesa, Nelson Jobim, e do comandante da Aeronáutica, Juniti Saito, para esclarecer a aquisição de 36 caças franceses. Na avaliação do tucano, o presidente Lula criou “um grande imbróglio” ao anunciar, durante a recente visita do presidente Nicolas Sarkozy, que o Brasil comprará os aviões em pleno curso de uma licitação internacional.

Quebra de autoridade? - “Ou o presidente se desmoraliza se vier outro resultado ou a licitação fica desacreditada”, alertou. Para o tucano, houve "certa quebra de autoridade" com o presidente anunciando a opção pela França e o ministro da Defesa e o Comando da Aeronáutica informando estar em curso o procedimento licitatório. “Foram palavras insensatas e vãs ou o ministério e o Comando se mostraram insubordinados?”, indagou.

O senador disse já ter lido que o Brasil, para não se alinhar com a Venezuela ou com os Estados Unidos, teria buscado na França uma terceira via. E avalia que isso nada justifica. “Em matéria de licitação, precisa haver correção. O que há, de fato, sobre a compra dos aviões?”, perguntou Virgílio.

O tucano manifestou posição favorável ao reaparelhamento bélico e técnico das Forças Armadas e a transformação do Brasil em uma potência militar defensiva, sobretudo em uma área com fronteiras complicadas do ponto de vista político. "Mas é preciso saber se a Aeronáutica quer esses caças franceses. Há quem diga que são aviões superados tecnologicamente e que seu preço seria excessivo. Eu não estou convencido de que o Brasil estaria fazendo bom acordo ou bom negócio”, apontou.


Em aparte, o presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, Eduardo Azeredo (MG), anunciou já ter sido acertada a vinda do ministro de Jobim na próxima quarta-feira. (Da redação com assessoria do senador/ Foto: Ag. Senado)

Leia também:

C
omissão aprova audiência com Jobim sobre compra de caças franceses

Nenhum comentário: