Comissão debaterá transferência de tecnologia na venda de caças ao Brasil
Preocupados em garantir a transferência de tecnologia na compra de 36 caças supersônicos pelo governo brasileiro, os deputados da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática aprovaram ontem requerimento do deputado Eduardo Gomes (TO), presidente do colegiado, para debater o tema em audiência pública. O prazo para a apresentação de propostas terminaria na última segunda-feira, mas a Força Aérea Brasileira (FAB) decidiu estendê-lo até 2 de outubro.
Convidados - Serão convidados representantes das empresas Dessault (francesa), Boeing (Americana) e Saab (Sueca), além de um especialista da Unicamp, outro da Embraer e um representante do Ministério da Defesa. O tucano Emanuel Fernandes (SP) também defendeu a realização desse debate. Ele está de olho na possibilidade de São José dos Campos – cidade que comandou por oito anos como prefeito - ter acesso à transferência de tecnologia na construção de aeronaves. É nessa cidade do interior paulista que fica o Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA).
A compra dos 36 caças é destinada ao reaparelhamento da FAB, podendo custar ao país cerca de R$ 4 bilhões. Gomes destaca a importância do elemento tecnológico na discussão, que não deve ficar restrita às ofertas de preço dos equipamentos. As propostas das três empresas finalistas devem abranger não apenas os valores, mas também essas ofertas de transferência e contrapartidas comerciais. A audiência ainda não foi agendada. (Da redação com assessoria de imprensa da comissão/ Foto: Eduardo Lacerda)
24 de set. de 2009
Defesa nacional
Marcadores:
Eduardo Gomes
Reprodução autorizada das matérias desde que citada a fonte (Diário Tucano)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário