19 de out. de 2009

Agenda encontrada

Virgílio defende novo depoimento de Lina Vieira no Senado

O líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM), apresentará nesta terça-feira (19) na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) requerimento para que Lina Vieira, ex-secretária da Receita, seja convidada a comparecer novamente ao Congresso. “Devido ao surgimento de novas e irrefutáveis provas, é imprescindível a presença dela para apresentar todas as evidências que não tinham sido demonstradas da outra vez”, afirmou o tucano.

Convocação às pressas - Quando veio ao Senado em agosto, a ex-secretária deu detalhes de sua ida ao Palácio do Planalto a pedido da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, para tratar de assunto relacionado com investigação da Receita Federal envolvendo a família do presidente do Senado, José Sarney. Mas como na época a agenda dela não estava disponível, Lina não soube precisar a data da reunião.

A agenda, porém, foi finalmente encontrada, conforme noticia a revista Veja na edição desta semana. Segundo a reportagem, logo após o encontro com a ministra Dilma, no dia 9 de outubro de 2008, a ex-secretária da Receita escreveu a mão: "Dar retorno à ministra sobre família Sarney".

Ainda de acordo com a revista, Lina Vieira tinha viagem a São Paulo marcada para a manhã daquele dia. Convocada, porém, às pressas para a reunião no Palácio do Planalto, transferiu a viagem para as 19h30. A ex-secretária também está de posse de outro documento que, acredita, pode esclarecer quem está falando a verdade. Trata-se de um CD-ROM com todas as mensagens eletrônicas trocadas entre ela e seus assessores durante os onze meses em que comandou a Receita Federal.

Para o senador Alvaro Dias (PR), a agenda "é a prova documental da mentira da ministra Dilma". Segundo o tucano, o retorno de Lina Vieira ao Senado será uma excelente oportunidade para ela contrapor-se novamente à ministra. "Lina chegou a ser achincalhada por vozes governistas porque não tinha como provar o encontro", lembrou. Por sua vez, o líder do PSDB na Câmara, José Aníbal (SP), afirmou que a iniciativa de Virgílio é "muito oportuna". "Esperamos que a ex-secretária leve a agenda para esclarecer definitivamente o episódio", afirmou Aníbal. (Da redação com Agência Tucana/Foto: Ag. Senado)

Nenhum comentário: