23 de out. de 2009

Conscientização

Flávio Arns anuncia realização no Senado de semana dedicada à infância

O senador Flávio Arns (PR) anunciou que será realizada no Senado, de 27 a 30 deste mês, a 2ª Semana de Valorização da Primeira Infância e Cultura da Paz. O tema central do evento, que conta com o apoio da Comissão de Educação da Casa será "O Brincar na Construção da Paz". O objetivo é sensibilizar e conscientizar o poder público e a sociedade para a importância dos primeiros anos de vida de uma pessoa - tanto em termos físicos quanto psicológicos - fundamentais para a convivência social, para a cultura da paz e para a prevenção da violência.

Fase importante - O tucano informou que durante quatro dias especialistas, funcionários do governo e parlamentares debaterão a elaboração de políticas públicas voltadas para a primeira infância. O senador ressaltou que o primeiro ano de vida de uma criança é a época mais importante para o seu desenvolvimento. "Ou cuidamos da criança nos primeiros anos de vida ou teremos perdido um momento fundamental", ponderou.


O senador disse que haverá palestras, debates, cursos, exposições e exibição de filmes diariamente nos auditórios Petrônio Portela e do Interlegis e nas salas do Instituto Legislativo Brasileiro. As inscrições já estão abertas e os participantes receberão certificados.

Flávio Arns comunicou ainda ao Plenário que foi realizada nesta quinta-feira (22), na Subcomissão Permanente para Assuntos da Pessoa com Deficiência, da qual ele é presidente, reunião com representantes do governo para tratar de situações relacionadas às pessoas com deficiência.

Um dos problemas em discussão foi a garantia que se poderá conceder a uma pessoa com deficiência de que terá direito automático à assistência oficial de um salário mínimo caso ela comece a trabalhar e perca o emprego. Também foi discutida a forma de garantir que uma pessoa com deficiências mais acentuadas, que tenha conseguido algum trabalho, não perca o direito à pensão se seus pais morrerem. (Da Ag. Senado)

Nenhum comentário: