23 de out. de 2009

Irresponsabilidade fiscal

Lula deixará herança maldita para o próximo governo, alertam deputados

Para os deputados Antonio Carlos Pannunzio (SP) e Arnaldo Madeira (SP), a queda na arrecadação de impostos somada a falta de planejamento do governo federal e seus crescentes gastos deixam uma herança maldita para o sucessor de Lula no Planalto. Os parlamentares também reprovaram a forma como tem sido administrada a máquina pública e afirmaram que o país sofrerá nos próximos anos os impactos da imprudência da gestão petista.

Jogo de alto risco - Segundo Pannunzio, o Estado atingiu o limite de sua capacidade arrecadadora e o contribuinte em muitos casos se vê obrigado a trabalhar na informalidade. “Muitos até preferem sonegar e tudo isso acarreta nessa queda de arrecadação. O governo, porém, não tem a percepção dessa realidade, pois continua com seus gastos elevados. Além disso, não teve durante esses sete anos o mínimo de ousadia para promover as reformas necessárias ao país”, explicou. Para ele, a gestão petista pode ser resumida como um período de acomodação.

De acordo com Madeira, o próximo dirigente do país terá um árduo trabalho para conseguir gerenciar a herança deixada por Lula. O tucano lembrou que ao mesmo tempo em que a arrecadação caiu 11% em setembro em comparação com o mesmo mês de 2008, o governo elevou em outros 11% os gastos de custeio e em 20,5% as despesas correntes de pessoal. “A verdade é que estamos num jogo de alto risco”, alertou.

Os deputados afirmaram ainda que o governo não cumprirá sua meta fiscal em 2010. “Acredito também que já há toda uma maquiagem nas receitas, além de sabermos que estão fazendo uma série de exceções para o cálculo do superávit primário, a economia feita para o pagamento de juros da dívida pública”, afirmou. As estatais, por exemplo, serão excluídas desse cálculo a partir de 2010. (Reportagem: Djan Moreno/Fotos: Du Lacerda)

Nenhum comentário: