23 de out. de 2009

Economia enfraquecida

Fruet defende plano de desenvolvimento para fortalecer o Paraná

O deputado Gustavo Fruet (PR) defendeu um plano de desenvolvimento para fortalecer o Paraná. Segundo especialistas, caso isso não seja feito o estado perderá o posto de 5ª maior economia do país. O parlamentar alertou também para a necessidade de o Paraná adotar processos de inovação que permitam resgatar o espaço perdido para outras unidades da federação nos últimos cinco anos.

Causas - De acordo com o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico Social (Ipardes), em 2003 o estado representava 6,4% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional. No ano passado, esse índice caiu para 5,8% - o equivalente a R$ 168,8 bilhões. Em pronunciamento nesta quinta-feira (22), o tucano apontou as razões para que houvesse uma queda nessa participação no total de riquezas geradas no país.


Uma delas foi a crise econômica, responsável por perdas em dois segmentos fundamentais para o PR: o agronégico e o setor automobilístico. No campo, houve consequências negativas em virtude da redução dos preços internacionais. E apesar da retomada das vendas no mercado interno com a redução do IPI, as montadoras sentiram redução no ritmo de exportações.

Além disso, quebras nas safras agrícolas, falta de grandes investimentos industriais e avanços das economias do Norte e Nordeste também contribuíram para a queda paranaense. E mais: a redução dos repasses da União prejudicou o Paraná nos últimos anos. Apenas neste ano, essa perda chegará a R$ 1 bilhão. (Reportagem: Letícia Bogéa/ Foto: Gilberto Nascimento)

Nenhum comentário: