29 de out. de 2009

Incompetência

Governo é incapaz de conter violência no campo, critica Nogueira

O governo do presidente Lula tem demonstrado que é incapaz de conter a onda de violência no campo em seus quase sete anos de governo. O diagnóstico é do deputado Duarte Nogueira (SP). Para o 1º vice-líder do PSDB na Câmara, a gestão do PT deveria se espelhar nas ações adotadas pela administração Fernando Henrique Cardoso, que promoveram a redução do número de invasões na área rural.

Com FHC era diferente - Segundo reportagem do jornal "O Estado de S. Paulo", após a decisão de cortar recursos para entidades vinculadas a grupos de sem-terra, o governo de FHC conseguiu diminuir significativamente os atos de vandalismo no campo. As ocupações caíram de 502 para 158 no período entre 1999 a 2000. Já em 2002, último ano da gestão tucana, o número diminui ainda mais: 102 invasões. A partir da posse do presidente Lula, no entanto, a tendência se inverteu e o problema voltou a ganhar força. Em 2004, foram registrados 327 casos.

"Além de enxugar os recursos usados para financiar a violência no campo, a gestão FH baixou normas proibindo, por exemplo, que áreas ocupadas fossem vistoriadas para fins de reforma agrária", lembrou Nogueira. Segundo ele, a permissividade do presidente Lula com as invasões levou os movimentos de sem-terra a atuarem de forma marginal e ilegal. "É por essa política equivocada na área rural que o governo está com tanto medo de ser fiscalizado pela CPI do MST", argumentou. (Da redação com Ag. Tucana/ Foto: Du Lacerda)

Nenhum comentário: