29 de out. de 2009

As melhores do país

Modelo de concessão rodoviária de SP deveria ser copiado

Enquanto 69% das estradas brasileiras estão em más condições, a situação no estado de São Paulo é bem diferente, como mostra levantamento da Confederação Nacional do Transporte (CNT). De acordo com a pesquisa divulgada nesta semana, as 10 melhores rodovias do país são paulistas e integram o Programa de Concessões Rodoviárias do Governo do Estado. Além disso, das 16 classificadas pela CNT como "ótimas", 15 são paulistas e fazem parte do programa. Para o deputado Antonio Carlos Pannunzio (SP), esse modelo bem-sucedido deveria ser adotado em todo o país.

Coragem e ousadia - "O governo do PSDB em São Paulo teve coragem de promover a recuperação das estradas, com impactos positivos para a redução de acidentes e de mortes", elogiou o parlamentar. Segundo ele, as melhores rodovias do país são estaduais, já que federais estão longe de alcançar o mesmo padrão de qualidade. O tucano lembrou ainda que a gestão do PT não conseguiu sequer tirar do papel as parcerias público-privadas (PPPs).

Esse resultado em SP só foi alcançado graças aos investimentos viabilizados pelo programa de concessões. Somente na 1ª etapa, iniciada em 1998, foram investidos R$ 10,4 bilhões na ampliação, manutenção e operação dos 3,5 mil quilômetros de rodovias. Já a 2ª Etapa, iniciada este ano, garantiu investimentos de R$ 7,5 bilhões.

Por outro lado, Pannunzio acredita que a situação caótica das rodovias brasileiras é fruto do descaso do governo Lula. “A atual gestão não fez absolutamente nada de ousado para o setor de transportes rodoviários. A única iniciativa foi uma operação tapa-buraco às vésperas das eleições que contou com a presença de Lula na hora da inauguração. De resto, o governo não teve ousadia para encontrar soluções para os problemas do setor”, destacou. (Reportagem: Alessandra Galvão/Foto: Ag. Câmara)

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