21 de jan. de 2010

Debate na CBN

Aníbal rechaça ataques do PT e critica resultados pífios do PAC

Em debate que foi ao ar nesta quarta-feira (20) na rádio CBN, o líder do PSDB na Câmara, José Aníbal (SP), classificou o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) "de uma boa peça de propaganda, mas de resultados escassos". O tucano alertou para a baixíssima execução orçamentária do programa do governo federal e aproveitou para compará-lo aos bons resultados apresentados pelo Governo de São Paulo, comandado por José Serra.

Mentiras petistas - O tucano participou do debate ao lado do presidente nacional do PT, Ricardo Berzoini, que tentou, sem argumentos consistentes, defender o PAC. Questionado sobre as declarações da ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) de que a oposição pretende acabar com o PAC, Aníbal lembrou que o governo busca apenas antecipar a campanha eleitoral de forma caluniosa.

“O PAC é um programa totalmente debilitado e tem mais propaganda sobre a ideia do crescimento do que propriamente realizações. A sua efetiva execução em três anos – 2007, 2008 e 2009 - foi de 33%. Já no ano passado, o programa tinha R$ 27 bilhões pra investir, mas gastou efetivamente pouco mais do que 30%. Os resultados são muito escassos”, reiterou o líder.

O deputado lembrou ainda que as críticas feitas por ele foram as mesmas usadas pelo presidente nacional do PSDB, senador
Sérgio Guerra (PE), a respeito da lentidão do PAC e da incompetência da gestão Lula para conduzi-lo. Aníbal também se referiu a outro ataque infundado do PT, no qual acusa os tucanos de terem supostamente elaborado um decreto para que o governo sucessor fosse impedido de criar escolas técnicas.

“É algo absolutamente mentiroso. O governo Fernando Henrique criou o Programa de Ensino Profissionalizante, o PROEP, que previa a construção de 200 escolas técnicas com R$ 500 milhões. O Governo Lula acabou com esse programa em 2003”, ressaltou. A título de exemplo, Aníbal citou São Paulo, que possuía 26 faculdades de tecnologia quando Serra assumiu o governo. Hoje, esse número chegou a 50. “ São Paulo tem hoje o maior sistema técnico e tecnológico do país. Evidentemente vamos levar isso para o governo federal se vencermos”, acrescentou.

O deputado, por fim, sugeriu ao Governo Federal que mire no exemplo do governo paulista, que tem feito novas obras com sucesso e procurado trazer benefícios para o cidadão. “São Paulo tem hoje o melhor sistema de rodovias do Brasil, programas habitacionais e de infraestrutura. O Poupatempo, por exemplo, é um sucesso e melhorou a vida do cidadão. Esse é o modelo de referência do PSDB para o país”, concluiu, ao citar o programa de serviços para o cidadão que deseja tirar documentos, pagar contas e fazer outros serviços essenciais do dia-a-dia. (Reportagem: Rafael Secunho/ Foto: Du Lacerda)

Nenhum comentário: