21 de jan. de 2010

Experiência olímpica

Chineses explicam a brasileiros sistema de mobilidade urbana de Pequim

O deputado Vanderlei Macris (SP) e os integrantes da comitiva brasileira que estão na China para conhecer o sistema de Trens de Alta Velocidade do país se reuniram na quarta-feira (20) com o prefeito de Beijing (Pequim), Guo Jinlong. Também estavam no encontro técnicos do setor ferroviário e secretários municipais, entre eles o de Transportes, que mostrou em detalhes toda a preparação durante sete anos para receber os Jogos Olímpicos.

Repassar experiências - “O prefeito apresentou o grande investimento feito para receber o maior evento esportivo mundial, principalmente no que diz respeito à mobilidade urbana”, informou Macris. O parlamentar também ressaltou o interesse das autoridades chinesas em repassar suas experiências ao Brasil.

“Ele ressaltou ainda a maior facilidade que o trem bala trará em integrar o Rio de Janeiro com a maior cidade brasileira, oferecendo mais segurança, pontualidade e conforto para a sociedade, como foi feito em Pequim”, destacou, ao se referir à futura ligação com São Paulo.


A cidade tem nove linhas de metrô, 228 km de extensão e 147 estações. A previsão do governo chinês é de que até 2015 o metrô transporte cerca de 10 milhões de passageiros ao dia. A delegação brasileira também visitaram o Congresso Popular Nacional, onde foram recebidos por seus dirigentes, como Yin Zhongqing.

“Yin salientou que o investimento em ferrovia foi a locomotiva da economia chinesa e da superação da crise”, disse Macris. Segundo o deputado, o dirigente chinês acredita no aprofundamento das relações econômicas entre China e Brasil e salientou que o símbolo deste estreitamento será o TAV Brasil.

Os brasileiros também percorreram o trajeto de de Wuhan para Guangzhou a bordo de um trem bala que completou 1060 km em 3 horas. Este trem foi o último a ser inaugurado na China e no mundo. Em seguida, o grupo foi à Xangai visitar o Maglev, um trem de tecnologia de levitação magnética. "Há muitas obras ferroviárias a todo vapor em Xangai. A cidade tem empreendimentos em todo lado, algo impressionante”, concluiu Macris.

Leia também:

Macris: chineses demonstram interesse no trem de alta velocidade brasileiro

Nenhum comentário: