20 de jan. de 2010

Ilegalidade

Deputados condenam palanque eleitoral do PT em inauguração de obra em MG
Mais uma vez a inauguração de obras públicas se tornou palanque para o presidente Lula e a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, pré-candidata à Presidência da República. Dessa vez, os petistas aproveitaram cerimônias no interior de Minas Gerais para fazer discursos políticos e ataques à oposição, prática condenada por parlamentares do PSDB.

Boca-livre - O primeiro episódio ocorreu nesta terça-feira (19) durante a entrega de uma barragem de irrigação em Jenipapo de Minas, no Vale do Jequitinhonha (MG). Para tentar atrair a atenção dos moradores, foi montada uma verdadeira "boca-livre" para os moradores, a um custo ainda desconhecido.

Um dos bufês mais caros de Belo Horizonte serviu bebidas e pratos como escondidinho de carne, rolinhos trufados franceses e penne ao molho branco enquanto não chegava o helicóptero com a comitiva presidencial. O relato é do jornal “O Globo”, que não conseguiu identificar quem bancou a festa.


O deputado Duarte Nogueira (SP) afirmou que o governo do PT infringe a lei e faz propaganda antecipada a qualquer custo. “Eles vão fazer de tudo - o legal e o ilegal para alavancar a candidatura da ministra Dilma. É um desespero diante do baixo desempenho administrativo dela à frente da Casa Civil”, reprovou o parlamentar.


O clima de campanha é tão voraz que o presidente Lula chegou a participou da inauguração de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), em Juiz de Fora, financiada totalmente pelo governo tucano de Minas Gerais, comandado por Aécio Neves. Para o deputado Paulo Abi-Ackel (MG), o PT aproveitou-se da parceria com o estado para faturar politicamente a inauguração.


"Não há qualquer motivo que justifique a presença de Lula e Dilma no evento. Eles estão fazendo graça com chapéu alheio, pois o dinheiro para a obra saiu integralmente dos cofres do estado", reiterou. Nos próximos meses, os eventos com ar de campanha devem aumentar, já que o presidente disse ontem que atuará para inaugurar o máximo de obras até março.



Arroubos - Dias antes do evento, um carro de som circulava na cidade convocando a população para a festa, que contou com pelo menos três grupos musicais. Para receber a comitiva presidencial, tudo foi feito para mudar o cotidiano do município. O prefeito Márlio Costa (PDT) decretou feriado, provocando o fechamento do comércio e das repartições públicas. Além disso, a prefeitura contratou ônibus para levar o público ao palanque presidencial, com custo aproximado de R$ 10 mil.

Na avaliação de Duarte, a sociedade deve repudiar o “exagero” e a luta “descabida” pelo poder. “Não é a primeira vez que isso acontece e se não houver um basta da Justiça Eleitoral ou do Ministério Público essa prática não terá fim. Estão gastando dinheiro público de forma ilegal para servir de palanque para a candidatura oficial”, condenou o tucano. Ainda segundo ele, a oposição tem se movimentado e denunciado reiteradamente essa prática. “Mas isso não tem sido suficiente para conter a fúria avassaladora de natureza eleitoreira do Planalto”, criticou. (Reportagem: Alessandra Galvão com Agência Tucana/ Fotos: Ag. Câmara e Du Lacerda)

Nenhum comentário: