19 de jan. de 2010

Infraestrutura

Macris: chineses demonstram interesse no trem de alta velocidade brasileiro

Integrante da comitiva brasileira que está na China para conhecer o sistema de Trem de Alta Velocidade (TAV) do país asiático, o deputado Vanderlei Macris (SP) cumpre extensa agenda na visita técnica que se encerra no próximo dia 22. O tucano acompanha a apresentação da tecnologia chinesa, assim como já ocorreu na França e na Coreia do Sul no último ano. Esses países também têm interesse na licitação do TAV brasileiro, prevista para ocorrer no 2º semestre deste ano. A primeira linha do trem ligaria o Rio de Janeiro, São Paulo e Campinas.

Prioridade - No último sábado (16), por exemplo, a delegação participou do I Seminário Sino-Brasileiro de Tecnologia Ferroviária, no qual foi recebida pelo ministro das Ferrovias, Liu Zhijun, uma das autoridades mais influentes do governo chinês. Também participaram do encontro presidentes das empresas de projetos, de indústrias e de institutos ligados ao setor, bem como o alto escalão do ministério, do Partido Comunista Chinês e da embaixada brasileira na China.

Segundo o parlamentar do PSDB, o ministro mostrou-se bastante interessado em estreitar relações com o Brasil e participar do projeto do TAV Brasil, principalmente pelos países estarem inseridos no BRIC (grupo de países emergentes que reúne Brasil, Rússia, Índia e China). “Após as apresentações, o ministro afirmou que o setor de ferrovias é uma prioridade no país e falou do interesse em firmar esta aliança com o Brasil”, disse.

O tucano ressaltou ainda que a China demonstrou grande experiência em projetos, financiamentos, tecnologias, equipamentos e construções relacionadas à trens rápidos. “O ministro informou já ter um grupo montado para participar do leilão no Brasil com um coordenador indicado”, completou.

Na China, o desenvolvimento do setor ferroviário na área tecnológica seu deu em 2003. Na última década, o país dobrou sua extensão de 70 mil km construídos para 140 mil km. Este ano, será completado um trajeto de 13 mil km para o TAV, do qual a principal linha em construção é a Benjing-Xangai. A expectativa do país é crescer cerca de 10 mil km por ano.

Na véspera do seminário, a delegação brasileira conheceu uma das maiores fábricas de trens do mundo, a Tangshan Railway Vehicle Co. Ltda (foto). Situada na cidade de Tangshan, a 180 km de Beijing, a empresa é especializada na fabricação de trens de alta velocidade e locomotivas e possui cerca de 80 mil empregados. Sua fabricação anual é de 700 locomotivas, 200 vagões e 28 mil vagões de carga exportados para o mundo inteiro, inclusive para o Brasil.

Macris informou que a comitiva ficou bastante impressionada com os resultados apresentados. “A Tangshan Railway é uma estatal que deixou todos impressionados com a qualidade e o gigantismo dos números. Além disso, existem 129 anos de história e pesquisas em levitação como inovação tecnológica”, destacou.

Além do tucano, integram o grupo brasileiro o presidente da Comissão de Viação e Transportes, deputado Jaime Martins (PR-MG), senador Valdir Raupp (PMDB-RO), e também por representantes do Ministério dos Transportes; ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres); BNDES; Sindifer (Sindicato da Indústria do Ferro do Estado de Minas Gerais) e empresas como ATL Brasil, Odebrecht, OAS e Queiroz Galvão. (Da redação com assessoria do deputado/Foto: divulgação)

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