Integrante da comitiva brasileira que está na China para conhecer o sistema de Trem de Alta Velocidade (TAV) do país asiático, o deputado Vanderlei Macris (SP) cumpre extensa agenda na visita técnica que se encerra no próximo dia 22. O tucano acompanha a apresentação da tecnologia chinesa, assim como já ocorreu na França e na Coreia do Sul no último ano. Esses países também têm interesse na licitação do TAV brasileiro, prevista para ocorrer no 2º semestre deste ano. A primeira linha do trem ligaria o Rio de Janeiro, São Paulo e Campinas.

Segundo o parlamentar do PSDB, o ministro mostrou-se bastante interessado em estreitar relações com o Brasil e participar do projeto do TAV Brasil, principalmente pelos países estarem inseridos no BRIC (grupo de países emergentes que reúne Brasil, Rússia, Índia e China). “Após as apresentações, o ministro afirmou que o setor de ferrovias é uma prioridade no país e falou do interesse em firmar esta aliança com o Brasil”, disse.
O tucano ressaltou ainda que a China demonstrou grande experiência em projetos, financiamentos, tecnologias, equipamentos e construções relacionadas à trens rápidos. “O ministro informou já ter um grupo montado para participar do leilão no Brasil com um coordenador indicado”, completou.
Na China, o desenvolvimento do setor ferroviário na área tecnológica seu deu em 2003. Na última década, o país dobrou sua extensão de 70 mil km construídos para 140 mil km. Este ano, será completado um trajeto de 13 mil km para o TAV, do qual a principal linha em construção é a Benjing-Xangai. A expectativa do país é crescer cerca de 10 mil km por ano.
Na véspera do seminário, a delegação brasileira conheceu uma das maiores fábricas de trens do mundo, a Tangshan Railway Vehicle Co. Ltda (foto). Situada na cidade de Tangshan, a 180 km de Beijing, a empresa é especializada na fabricação de trens de alta velocidade e locomotivas e possui cerca de 80 mil empregados. Sua fabricação anual é de 700 locomotivas, 200 vagões e 28 mil vagões de carga exportados para o mundo inteiro, inclusive para o Brasil.
Macris informou que a comitiva ficou bastante impressionada com os resultados apresentados. “A Tangshan Railway é uma estatal que deixou todos impressionados com a qualidade e o gigantismo dos números. Além disso, existem 129 anos de história e pesquisas em levitação como inovação tecnológica”, destacou.
Além do tucano, integram o grupo brasileiro o presidente da Comissão de Viação e Transportes, deputado Jaime Martins (PR-MG), senador Valdir Raupp (PMDB-RO), e também por representantes do Ministério dos Transportes; ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres); BNDES; Sindifer (Sindicato da Indústria do Ferro do Estado de Minas Gerais) e empresas como ATL Brasil, Odebrecht, OAS e Queiroz Galvão. (Da redação com assessoria do deputado/Foto: divulgação)
Nenhum comentário:
Postar um comentário