4 de fev. de 2010

Vacinas insuficientes

Hauly quer Paraná totalmente imunizado contra gripe suína

O deputado Luiz Carlos Hauly (PR) reivindica que todos os cidadãos da região Sul, notadamente do Paraná, recebam a vacina contra a gripe Influenza A (H1N1). A região foi uma das áreas mais atingidas pela doença no ano passado, ao registrar o maior número de mortos. “Não houve critério regional para atender a essa população, que continuará correndo graves riscos por causa da questão climática”, alertou o tucano.

Falta de cobertura - O Ministério da Saúde divulgou a compra de 83 milhões de doses da vacina que começam a ser aplicadas em março de acordo com o critério de risco. Com isso, serão priorizados profissionais da saúde, população indígena, pessoas com problemas crônicos, mulheres grávidas, pessoas entre 20 e 29 anos, crianças entre 6 meses e 2 anos e idosos com doenças crônicas. “Faltou incluir os estados onde há ocorrência de baixas temperaturas. Neles a ocorrência da gripe A foi altíssima”, reiterou.

Em ofício encaminhado ao Procurador Geral da República, Roberto Gurgel, o tucano lembrou que embora não haja no país vacinas em quantidade suficiente para atender a todas as situações de risco, o governo brasileiro se propõe a doar parte de seu estoque para a Organização Mundial de Saúde. Enquanto isso, a população brasileira ficará sem o necessário atendimento preventivo. (Da assessoria do deputado/Foto: Ag. Câmara)

Nenhum comentário: