4 de fev. de 2010

Mais oportunidade

Projeto de Marisa Serrano incentiva prática esportiva nas escolas públicas

A senadora Marisa Serrano (MS) é autora de projeto de lei determinando que as políticas públicas de incentivo ao esporte priorizem as iniciativas vinculadas às escolas de educação básica da rede pública. Apresentada pela parlamentar em novembro do ano passado, a proposta altera a Lei de Incentivo ao Esporte e tramita na Comissão de Educação, onde será relatada pelo também tucano Flávio Arns (PR).

Mais recursos - A tucana considera o projeto de fundamental importância, principalmente em virtude do debate surgido a partir da realização da Copa de 2014 e das Olimpíadas de 2016 no Brasil. De acordo com ela, é preciso incentivar as crianças do ensino básico para que elas tenham a oportunidade de mostrar os seus talentos, assim como já ocorre com os que já praticam o esporte de alto rendimento.

“As Olimpíadas não podem se restringir apenas às grandes capitais, principalmente ao Rio de Janeiro. Queremos que as crianças de outros estados, como o Mato Grosso do Sul, também tenham a oportunidade de aprender mais e usar o esporte como instrumento de qualidade e objetivo de vida”, apontou.

Segundo explicou a senadora, hoje os recursos vão somente para o esporte de alto rendimento. “É preciso que essas verbas sejam também destinadas a alunos da escola básica para que eles também tenham a chance de chegar lá. Para isso, é necessário o incentivo nas escolas”, ressaltou.

Para Marisa Serrano, a proposta é uma forma de colocar o esporte como mecanismo de desenvolvimento social, qualidade de vida, além da garantia de que as crianças terão expectativa de futuro. “Se focarmos e gastarmos recursos só nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro e em outros eventos esportivos, vamos deixar milhões de crianças brasileiras sem uma boa perspectiva de vida”, declarou.

A senadora disse ainda que a ideia da proposta é que se possa progressivamente aumentar os recursos orçamentários para que se possa atender uma parcela cada vez mais significativa do ensino básico. Ainda de acordo com a tucana, as crianças precisam praticar mais esportes nas escolas. Atualmente elas têm apenas uma aula de educação física por semana. “É preciso rever as posições naquilo que é essencial para as crianças: cuidar não somente da mente, mas também do corpo. A criança adora o esporte. Por isso, precisamos dar a ela essa chance”, concluiu. (Reportagem: Letícia Bogéa)

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabens a Senadora Marisa Serrano, através do esporte podemos insclusive incentivar as crianças a frequentar a escola com satisfação, fora o efeito social que representa. Infelizmente, tem diretores escolares que não estimula a participação em competições, porque dá trabalho e a acha que o Professor de Educação Física quer ficar sem dar aula. Temos que criar condições para essa participação.