1 de mar. de 2010

Ação sem escrúpulos

Para líder, reportagem da Istoé traz denúncia importante sobre “mensalão do PT”

O líder do PSDB na Câmara, deputado João Almeida (BA), afirmou que as informações divulgadas pela revista Istoé desta semana “jogam luz sobre a fonte que alimentava o caixa 2 que pagou Duda Mendonça". Em depoimento à CPI dos Correios, o publicitário já havia revelado o recebimento de dinheiro no exterior. Para ele, os fatos revelados sobre o processo que investiga o “mensalão do PT” no Supremo Tribunal Federal são graves porque envolvem o ex-prefeito Fernando Pimentel, tido até agora como uma figura íntegra.

Acesso a base de dados da CPI - "Mas isto não me surpreende porque vem do PT, que mistura o público com o privado, age sem escrúpulos na busca do poder a qualquer custo. Esta reportagem também reforça o trabalho da CPI na época e indica que o trabalho chegou perto dos culpados”, completou.

O deputado revelou ainda que está preocupado com a próxima campanha eleitoral. “ Se eles foram capazes de se comportar dessa maneira, numa campanha onde tinham Lula, um candidato competitivo, imagine agora que eles tem uma candidata fraca. Do que essa gente será capaz?”, questionou. Almeida disse que “os documentos e as revelações divulgadas vem provar, mais uma vez, que mentiam o PT, os mensaleiros e o presidente Lula quando diziam não saber de nada”.

A reportagem da Istoé teve acesso às 69 mil páginas do processo que trazem à tona novas histórias sobre o esquema de corrupção. Em uma, delas aparece como operador de remessas ilegais o coordenador de campanha de Dilma, o ex-prefeito de Belo Horizonte Fernando Pimentel, que nega as acusações presentes na revista.

Já o deputado Gustavo Fruet (PR), que foi relator de movimentações financeiras da CPI dos Correios, afirmou que o nome do ex-prefeito não apareceu durante as investigações do mensalão feitas pela comissão. Mas lembrou que inúmeros documentos enviados à comissão de inquérito na fase final dos trabalhos não foram analisados por falta de tempo e estão hoje na base de dados da comissão, no Senado.

Fruet vai sugerir ao PSDB que requisite formalmente à presidência do Senado acesso a esse banco de dados, diante da informação revelada pela IstoÉ de que o processo do STF sobre o mensalão aponta Pimentel como um dos operadores da remessa ilegal para o exterior de recursos que seriam utilizados para pagamento ao publicitário Duda Mendonça. “É possível que documentos desse banco de dados ainda contribuam para as investigações”, afirma o deputado, que vai solicitar o envio dos documentos ao STF.

Gustavo Fruet destacou a importância do trabalho do Ministério Público e da Justiça, em continuidade ao que foi apurado pela CPMI dos Correios. “Uma CPI dificilmente dá conta de concluir uma investigação, mas tem a função de ‘puxar o fio da meada’ e fornecer subsídios para que o Ministério Público e a Justiça cumpram também o seu papel. Este é um caso exemplar, em que a Justiça vem confirmando e ampliando as conclusões do Congresso”, diz o deputado.

Desde o encerramento da CPMI dos Correios, o deputado Gustavo Fruet tem insistido, por meio de pedidos formais, para que as autoridades que receberam o relatório final mantenham o Congresso informado sobre as providências adotadas em relação aos fatos apurados. Uma lei do ano 2000 (Lei nº 10.001) estabelece prazo de 30 dias para que as autoridades destinatárias dos relatórios de Comissões Parlamentares de Inquérito informem ao Congresso Nacional as providências tomadas em relação aos fatos apontados no documento, ou então expliquem porque se omitiram. A mesma lei obriga as autoridades a comunicar semestralmente ao Congresso em que fase se encontram os processos ou procedimentos administrativos ou judiciais instaurados em decorrência de CPIs. (Da redação com assessorias/ Foto: Du Lacerda)

Um comentário:

Unknown disse...

A esperança


A esperança
Que na época de campanha
Promete emprego e mesa farta
A esperança
Pega o avião em congonhas
Viaja direto para brasília
E chega no planalto central
A esperança
Que fica intima do senado
Da mesada a deputados
E negocia cargos em estatal
A esperança
Que faz um povo passional
Entrar em uma convulsão social.

www.terceiromundo.spaceblog.com.br