22 de mar. de 2010

Audiência em Fortaleza

Ceará é o retrato do descaso com desaparecidos no país, dizem tucanos

A relatora da CPI dos Desaparecidos, deputada Andreia Zito (RJ), participou nesta segunda-feira (22) de audiência pública realizada na Assembléia Legislativa do Ceará e criticou o descaso das autoridades cearenses no enfrentamento ao sumiço de crianças e adolescentes no estado. De acordo com ela, esse é um retrato do que acontece em todo país.


Exploração infantil - “A realidade do estado é de descaso total por parte das autoridades de segurança pública. Mas não se trata de uma peculiaridade, pois em comparação com outras localidades a situação é a mesma”, destacou a tucana. Andrea lembrou que no estado as delegacias não registram imediatamente a ocorrência dos casos.

A deputada explicou que a CPI tem presenciado diversas situações como esta e recebido pouco apoio das autoridades para realizar seu trabalho. Segundo Andreia, no Ceará - assim como em toda a região Nordeste - há uma forte ligação dos desaparecimentos com a exploração infantil.

O deputado Raimundo Gomes de Matos (CE) , que propôs a audiência, ressaltou que faltam políticas intersetoriais e um cadastro confiável com dados sobre os desaparecidos. “A segurança pública precisa priorizar os casos de desaparecimentos e não mais tratá-los como algo rotineiro que não mereça atenção”, concluiu. Na próxima segunda-feira (29), a comissão realizará audiência na Assembléia Legislativa de Alagoas.(Reportagem: Djan Moreno e Letícia Bogéa/Foto: Eduardo Lacerda)

Nenhum comentário: