22 de mar. de 2010

Decepção

Minha Casa, Minha Vida: no Ceará, execução do programa não chega a 1%

Os deputados Manoel Salviano (CE) e Raimundo Gomes de Matos (CE) criticaram o atraso na execução do programa habitacional Minha Casa, Minha Vida no Ceará, que executou apenas 0,23% das obras previstas e consideraram o anúncio de criação de um PAC 2 "mera publicidade de um programa eleitoreiro". A divulgação do PAC 2 está marcada para ocorrer no dia 29, dentro de uma semana.
Segundo reportagem de O Globo deste domingo (21), apenas 0,23% das 51 mil unidades que foram previstas no lançamento do programa, em março de 2009, estão concluídas. O Ceará é o segundo estado com menor índice de execução do programa, perdendo apenas para o Amapá.
Outro programa que anda em ritmo desacelerado no estado é o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que desde o início do ano liquidou apenas 0,21% do orçamento. Os dados são do Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (Siafi) e foram atualizados até dia 5 de março.


Na avaliação de Manoel Salviano, essa lentidão ocorre devido a má administração do governo que, de acordo com ele, causa frustração na população que espera tanto pelo sonho de ter sua casa própria. “Esse projeto poderia ser melhor se fosse bem gerenciado. O PAC representa uma divulgação publicitária de um projeto eleitoreiro”, ressaltou.
Segundo o tucano, o programa acaba criando um sentimento de decepção para a população, que imagina que as obras estejam adiantadas, "mas isso não representa a realidade dos fatos", ponderou.
Raimundo Gomes de Matos também lamentou a expectativa criada na população."O governo petista vem sempre lançando projetos sem ter sua estrutura montada. São lançamentos vazios. É lamentável a baixa execução das obras no meu estado. Será mais um projeto que não sairá do papel", declarou o tucano.
(Reportagem: Letícia Bogéa/Fotos: Eduardo Lacerda)

Nenhum comentário: