22 de mar. de 2010

PAC imaginário

Tucanos: inauguração de obras inacabadas é afronta à sociedade

Deputados tucanos repudiaram nesta segunda-feira (22) a sucessiva inauguração de obras não acabadas do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) pelo presidente Lula e pela ministra Dilma Rousseff, da Casa Civil. Das 22 realizações entregues pelos petistas desde outubro, 13 não funcionam efetivamente, conforme apurou a Folha de São Paulo. São barragens, universidades, e até complexos habitacionais não concluídos, mas que já tiveram festa de inauguração com direito a palanque e presença da comitiva presidencial.

“É uma ação eleitoreira e desonesta porque quando se inaugura algo que está terminado é normal, mas quando se trata de algo incompleto, além de ser um crime eleitoral é tremenda desonestidade com a população. Uma farra que tem como principal intuito a promoção de uma candidata que não tem aprovação popular“, criticou o líder do PSDB na Câmara, João Almeida (BA).

Almeida explicou que a estratégia adotada pelo Planalto ao mesmo tempo que promove a imagem da ministra e pré-candidata à Presidência, ainda camufla a realidade sobre o programa, que apesar de ser um dos principais programas do Executivo apresenta pífia execução. Do Orçamento de 2009 foram executados 40,9% do total autorizado, já incluídos os restos a pagar. Os dados foram levantados e atualizados nesta segunda-feira pela Assessoria Técnica do PSDB na Câmara.

"Trata-se de uma deslavada campanha eleitoral fora de tempo e que torna-se ainda mais grave porque utiliza dinheiro público. Algo ridículo e absurdo, além de uma agressão à sociedade. Utilizar dinheiro do povo para realizar campanha, sob o propósito de inaugurar obras que sequer foram concluídas e que meses depois ainda estão em andamento, é no mínimo uma afronta ao povo brasileiro”, disparou o deputado Zenaldo Coutinho (PA).

Bruno Rodrigues (PE) também condenou o abuso da máquina pública em beneficio eleitoral para o PT e criticou a má condução do PAC. “O governo reúne seus interesses em torno dessas inaugurações, pois além de promover Dilma, promove a imagem de um programa que não possui resultados concretos. O PAC é uma ilusão, um programa atrasado, que funciona em ritmo lento e que causa receio a todos”, disse.

Os tucanos entrevistados cobraram ações mais rigorosas da justiça para coibir as práticas cometidas por Lula e Dilma. Na semana passada, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) acolheu representação do PSDB e aplicou multa de R$ 5 mil ao presidente por fazer campanha antecipada para a ministra em evento do PAC em maio de 2009. “A multa foi uma punição importante, mas a justiça ainda precisa agir com mais rigor “, alertou Rodrigues. “Ainda é pouco diante de tamanha afronta”, reforçou Zenaldo. (Reportagem: Djan Moreno/Fotos: Eduardo Lacerda)

Nenhum comentário: