24 de mar. de 2010

Copa 2014

Chucre chama a atenção para lentidão em obras nos aeroportos

O deputado
Fernando Chucre (SP) considerou preocupante a resposta dada pelo Ministério da Defesa ao requerimento de informações de sua autoria sobre investimentos federais no setor aeroportuário para a Copa de 2014. Dos doze aeroportos que terão de passar por reformas e adequações, apenas sete já iniciaram o processo.

Tempo exíguo - O ministério informou ainda que os aeroportos de Porto Alegre, Viracopos em Campinas, Salvador e Cuiabá ainda estão elaborando a documentação do processo licitatório dos projetos. No Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, em Brasília, somente 30% do projeto básico está sendo executado.

“É inaceitável que as reformas estejam tão atrasadas, pois há três anos sabemos que o Brasil sediará a Copa. Um ano antes havia se instalado o caos aéreo no país que vitimou centenas de pessoas em dois graves acidentes e prejudicou o crescimento do Brasil. O governo federal está paralisado por conta das eleições e empurrando para a próxima gestão a execução de grande parte das obras”, rechaçou Chucre.

Na maioria dos aeroportos os quesitos projeto básico, projeto executivo e obra estão classificados como “a serem licitados”. No quesito licenciamento ambiental oito dos doze aeroportos estão “em fase de licenciamento”. Para o deputado, isso demonstra a total falta de preocupação do Planalto com os preparativos para o evento.

“O Executivo não está levando o assunto com a seriedade devida. O processo já deveria estar bem mais avançado, pois trata-se de um evento que será uma grande vitrine do Brasil para o mundo. A pressão é grande e não podemos falhar. O governo está brincando com o tempo”, lamentou (Reportagem: Djan Moreno com informações da assessoria do deputado/Fotos: Eduardo Lacerda)

Nenhum comentário: