24 de mar. de 2010

A prática é outra

Duarte condena uso eleitoreiro de obras do PAC

O deputado Duarte Nogueira (SP) criticou nesta quarta-feira (24) o uso eleitoreiro do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) pelo presidente Lula e pela ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff. O tucano afirmou em plenário que as obras do programa têm sido usadas para promover a candidatura de Dilma à Presidência da República, ao mesmo tempo em que deixa de cumprir as metas do programa inaugurando, por sucessivas vezes, obras inacabadas e que não funcionam plenamente.

"O governo do PT no discurso é uma coisa, mas na prática outro. Os jornais desta semana provam isso com reportagens que caracterizam o jeito de ser desse governo. Após inaugurações as obras de Lula voltam a ser canteiros. São 22 realizações entregues, sendo que 13 não funcionam efetivamente", afirmou o parlamentar, ao lembrar matéria publicada pela Folha de São Paulo no último domingo (21).
Para o tucano, a inauguração dessas obras, entre elas a de uma universidade em Minas Gerais que não possui sequer refeitório ou dormitório para os alunos, caracterizam campanha eleitoral fora de tempo, um crime que resultou em multa aplicada pelo Tribunal Superior Eleitoral na última semana. A punição refere-se a uma representação feita pelo PSDB devido a uma situação semelhante ocorrida em maio de 2009, quando Lula fez campanha para a ministra durante a inauguração de obra do PAC no Rio de Janeiro.
"Estão fazendo campanha antecipada. Isso é irregular e inadequado. Apelo e choro não fazem as obras funcionarem. Lula disse que fazer isso tem um caráter simbólico. Ora, tudo na vida pública tem um caráter simbólico. E quem é governo tem que dar o exemplo. Como não dão, a sociedade não vê perspectiva de prosperar". (Reportagem: Djan Moreno)

Nenhum comentário: