18 de mar. de 2010

Descaso


João Campos cobra medidas para reduzir infecção hospitalar em Goiás

O deputado João Campos (GO) cobrou, nesta quinta (18), dos governos de Goiás e do município de Aparecida de Goiânia providências para diminuir o alto número de mortes decorrentes de infecção hospitalar. No hospital de Urgências de Aparecida de Goiânia (Huapa) 83 pacientes morreram contaminados por bactérias, entre janeiro de 2009 e janeiro de 2010. O surto levou a secretaria de saúde do estado a suspender as internações no hospital, segundo reportagem do jornal O Globo.

De acordo com o Panorama do Controle da Infecção Hospitalar no Brasil, elaborado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), a média da taxa de infecção hospitalar nos hospitais brasileiros é de 9% (de 100 pessoas internadas, nove apresentam algum tipo de infecção contraída no hospital). No Huapa, a incidência chegou a 88% em abril de 2009.

Campos lamentou que a população de todo o País sofra com o descaso de governos em relação à saúde pública. “Quem depende da saúde pública, continua morrendo nos hospitais. É lamentável que as autoridades da área não tenham feito nada para impedir isso”, criticou o parlamentar, que cobrou ações mais eficientes na área.

“O problema da saúde é de gestão, não de recursos. É um absurdo que em um hospital novo e de urgência, o poder público só tome conhecimento de tantos óbitos depois que a imprensa do estado denuncia. O que aconteceu é uma amostra de como estão alguns setores da saúde no Brasil”, ressaltou, indignado.

De acordo com a direção do hospital, não haverá transferência dos pacientes que já estão internados na unidade. Atualmente são mais de 50 pessoas nos leitos comuns e mais 8 na UTI. O Ministério Publico já está investigando o caso e procurou a direção do hospital para saber o motivo do surto.
(Reportagem: Letícia Bogéa/Fotos: Eduardo Lacerda)

Nenhum comentário: