18 de mar. de 2010

Manifestação

Tucanos participam de protesto e criticam posições ideológicas de Lula

Os líderes do PSDB na Câmara, João Almeida (BA), e da Minoria, Gustavo Fruet (PR), e os deputados Emanuel Fernandes (SP) e Antonio Carlos Pannunzio (SP) participaram nesta quinta-feira (18), em Brasília, de um protesto na frente da embaixada de Cuba contra o desrespeito aos direitos humanos no país e pela soltura de presos políticos.

Política ideológica” - Almeida relatou em seguida, no plenário da Câmara, a satisfação de participar de uma manifestação como essa e criticou a desastrada política externa adotada pelo presidente Lula. “Esperamos que possamos ter, no futuro, adesões maiores a esses movimentos em defesa da liberdade, em defesa dos presos políticos que estão em Cuba. Digo Cuba porque agora aconteceu lá. Mas nossa posição é claramente contra os regimes que confinam presos políticos em qualquer parte do globo”, destacou.

O líder do partido lamentou que Lula conduza a política externa do país com base na afinidade ideológica que possui com presidentes de regimes autoritários como o próprio Fidel Castro, em Cuba, e Chávez, na Venezuela. “Sabemos que o presidente da República pratica uma política de direitos humanos muito variável. O entendimento que ele tem de direitos humanos varia conforme o parceiro que lhe faz companhia em determinada hora. Para Cuba, é proteção total à repressão que o Governo cubano patrocina”, acusou.

Fruet também condenou a postura contraditória do petista. “Não podemossubmeter um tema dessa magnitude a fanatismo ou a posições ideológicas. Não podemos entender aquela velha máxima de que aos amigos, tudo; aos inimigos, a lei. Há um princípio maior, universal, secular, que, não é partidário nem ideológico. Trata-se da defesa dos direitos humanos”, afirmou.

Ao visitar recentemente a ilha comandada por Fidel Castro, Lula comparou os presos políticos aos bandidos presos em São Paulo e condenou a greve de fome que levou à morte o ativista cubano Orlando Zapata. (Reportagem: Rafael Secunho/Fotos: Eduardo Lacerda)

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabens pela manifestação.O PSDB deve utizar mais os instrumentos de protesto e de posicionamento político extra parlamentares,ocupando espaços e colocando o governo petista na defensiva.Não é possivel que o carro do governador Serra seja objeto de agressão por parte de agitadores da APEOESP,sem uma devida resposta,seja por parte da Polícia Militar,seja por parte de nossos militantes.Os proximos meses serão difíceis.Eles,os facistas vermelhos do MST e de outros aparatos ligados ao governo federal e ao PT,farão de tudo,para atrapalhar a campanha do PSDB.Temos que nos preparar para enfrentá-los.