18 de mar. de 2010

“Tiro no pé”

Na TV, Tripoli explica impactos das mudanças no Código Florestal


Em entrevista ao programa “Brasil em Debate”, da TV Câmara, esta semana, o vice-líder do PSDB, Ricardo Tripoli (SP), discutiu o mérito das propostas que mudam ou mesmo revogam o Código Florestal e a Lei de Crimes Ambientais. Tripoli criticou veementemente o texto do deputado Aldo Rebelo (PcdoB-SP), relator da proposta, por flexibilizar as regras para a reserva legal e as áreas de proteção permanente.

Ineficiência agrícola - "O texto é um tiro no pé, um tremendo equívoco. É preocupante a possibilidade de retrocesso na legislação ambiental. Se for aprovado como está, a destruição das nossas florestas poderá se agravar. Modificar bruscamente o Código Florestal para permitir devastação em áreas de proteção permanente é uma insanidade", reiterou o tucano.

Para Tripoli, não se pode permitir mais o desmatamento, até porque, segundo ele, existem áreas suficientes para serem exploradas. O parlamentar ressaltou que até o momento, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a Amazônia já perdeu mais de 720 mil km2 de mata nativa. "Ocorre uma ineficiência no segmento agrícola. Ruralistas deveriam gerenciar melhor seus recursos, ocupando áreas já existentes e sem ter que degradar as florestas que ainda restam em pé", sustentou.

Ao final do programa, o deputado lamentou que não haja interesse do bloco parlamentar ruralista em aprovar o projeto de consolidação da legislação ambiental brasileira. Também participou do debate o deputado Luís Carlos Heinze (PP-RS). (Da assessoria do deputado/Foto:Divulgação)

Nenhum comentário: